Celulite grave trata com cirurgia plástica

Celulite

Celulite é uma das coisas que mais incomoda as mulheres. Ela afeta cerca de 95% delas após a puberdade, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). Sobretudo, ela não discrimina ninguém, para desespero daquelas que gostam de biquíni e roupas mais curtas. Mulheres de todas as idades, no peso ideal e fora dele, que fazem exercícios regularmente e as que preferem o sofá … e até homens! Por vezes, dieta e exercícios ajudam, é claro! Mas, as ondulações e texturas irregulares podem aparecer nas coxas, nádegas, abdome e braços, mesmo nos mais atléticos entre nós.

Centros de pesquisa, cirurgiões plásticos e a indústria de saúde do mundo inteiro estão apenas começando a aprender mais sobre o que causa e como tratar a celulite. Todavia, é importante destacar que essa condição não é uma doença! Sabe-se que os fatores agravantes são aumento de peso, tabagismo, sedentarismo, estresse, consumo excessivo de sal, entre outros maus hábitos. Afeta todas as etnias, mas é mais comum em pessoas de pele branca.

Graus e respectivos tratamentos para a celulite

A celulite é classificada em leve, moderada e grave de acordo com seu grau. Tal classificação é feita através do número e profundidade de depressões, aspecto das áreas elevadas e a presença de lesões e flacidez. Assim, são recomendados vários procedimentos para os casos de graus leve ou moderado. Ou seja, desde os casos que são percebidos apenas quando a pele é pressionada até aqueles notados visualmente na forma de ondulação na pele em estado normal. Os tratamentos estéticos recomendados são drenagem linfática, massagem modeladora, radiofrequência, mesoterapia, laser, carboxiterapia, ultrassom, entre outros.

A cirurgia plástica é indicada no grau grave para aliviar, mas não curar. Aquele que, não apenas apresenta furinhos profundos, largos e em grande quantidade, mas também pode provocar sensação de dor. Usamos a técnica chamada Subcision. O termo é o acrônimo inglês de Subcutaneous Incisionless Surgery, que em tradução literal significa “cirurgia subcutânea sem incisão”.

Lipoaspiração elimina a celulite? Não! Apesar de algumas pacientes olharem para a celulite como gordura sob a pele que poderia ou deveria ser tratada através da Lipoaspiração, nunca indicamos essa prática. Ela pode se tornar pior, principalmente se houver flacidez de pele. O problema está no aumento de tecidos fibrosos que dão suporte à pele, deixando-a com ondulações, retrações e nódulos.

É importante ressaltar que nenhum tratamento para celulite e flacidez funciona sem alterações nos hábitos alimentares e no modo de vida. Em outras palavras, é preciso reduzir o consumo de açúcar e gorduras, tomar muita água e praticar exercícios físicos. Principalmente, os aeróbicos que ajudam na redução da gordura corporal e a musculação que dão firmeza para a pele.

Procedimento e contraindicação

Antes de tudo, a cirurgia plástica Subcision precisa de uma avaliação clínica criteriosa e exames laboratoriais para identificar eventuais problemas que possam comprometer a saúde da paciente. Quando indicado, o procedimento cirúrgico é feito somente na pele íntegra. Ou seja, sem ferimentos ou infecções.

Introduzimos uma agulha bisturizada sob a pele através de pequenas incisões. Como fazemos na Lipoaspiração, só que não aspiramos a gordura. Manipulamos com suaves movimentos de vai e vem ou circulares, rompendo as traves fibróticas subcutâneas para liberar a tração que elas exercem na pele. Do mesmo modo, seccionamos os vasos sanguíneos. Como resultado, os hematomas estimulam a formação de um novo tecido conjuntivo e a produção de colágeno. O resultado planejado é deixar a pele uniforme após alguns meses.

O procedimento é ambulatorial e não é necessária internação. Receitamos pomada para reduzir as equimoses (manchas de sangue). Elas são absorvidas em cerca de 10 a 15 dias. A exposição solar da área operada está proibida por pelo menos 1 mês. O retorno ao trabalho pode se dar em 2 dias.

A Subcision não é recomendada para gestantes e lactantes, diabéticos, pessoas com problema de coagulação, cicatrização ou queloides. Assim como, pessoas com infecção ativa ou que fizeram uso de medicamentos anticoagulantes e fotossensibilizantes recentemente.

Marque sua consulta

Marque uma consulta e vamos planejar juntos sua cirurgia! Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança, desde a consulta até a sala de cirurgia.

Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.

Mais sobre esse assunto neste site: CELULITES (SUBCISION)