REGIÃO DA INTIMIDADE (NINFOPLASTIA)

Introdução

Encontrar o parceiro ideal e passar bons momentos ao seu lado é o desejo de toda mulher. Para poder aproveitá-los é preciso estar confiante e segura com seu corpo. A região da intimidade durante muito tempo foi tratada como tabu, intocável para muitas mulheres. No tempo de nossas avós, elas aprendiam a conviver com problemas, muitas vezes, sérios e comprometedores.

Felizmente, os tempos mudaram e com eles a personalidade feminina. Hoje, as mulheres são mais fortes e destemidas, estão inseridas no mercado de trabalho, são líderes em suas famílias e na sociedade geral. Elas estão cada vez mais preocupadas com bem-estar físico e mental.

Para garantir melhor qualidade de vida, muitas pacientes procuram o cirurgião plástico para corrigir alguns detalhes que estão incomodando a vida sexual, entre eles a hipertrofia (aumento) dos pequenos lábios da vulva e o excesso de gordura no Monte de Vênus.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Região da Intimidade (Ninfoplastia)
Indicação

A cirurgia para a redução dos pequenos lábios da vulva, conhecida como Ninfoplastia, é indicada para as pacientes que apresentam hipertrofia (aumento) dos pequenos lábios.

Há casos em que os grandes lábios estão pequenos, por redução de volume após grandes perdas ponderais, gestação ou com a própria idade, podendo ser corrigidos de maneira associada à Ninfoplastia.

Pacientes com Monte de Vênus elevado, devido ao excesso de gordura, podem beneficiar-se da lipoaspiração para redução do tamanho. Nos casos em que há excesso de pele, realizamos o lifting (elevação) da região íntima associado à lipoaspiração.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Região da Intimidade (Ninfoplastia)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Região da Intimidade (Ninfoplastia)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Região da Intimidade (Ninfoplastia)
Pré-Operatório

São realizados exames laboratoriais, imagem, cardiológicos e fotografias.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região da vulva, onde as incisões serão realizadas.

Anestesia

Local com sedação ou peridural com sedação.

Técnica cirúrgica

Com a paciente em posição ginecológica, é marcada com tinta própria a porção redundante dos pequenos lábios da vulva. Após a marcação, aplica-se anestesia local e, então, o excedente é retirado, tomando muito cuidado para não manipular a região do clitóris. É feita a hemostasia e a sutura com fios absorvíveis para que não haja necessidade de retirada de pontos.

Os grandes lábios reduzidos de tamanho e sem volume podem ser aumentados com a aplicação de gordura autóloga. Esta gordura pode ser lipoaspirada do abdome ou da região da coxa, próximo ao joelho, para ser aplicada nos grandes lábios. Isso dá preenchimento, consistência e melhora o aspecto da região.

Para os casos de excesso de gordura no Monte de Vênus, realizamos uma lipoaspiração cuidadosa para evitar sangramento excessivo na região. Para isso, utilizamos uma solução própria que promove uma diminuição no calibre dos vasos sanguíneos. Retiramos a gordura excedente deixando o púbis muito mais harmonioso.

A retirada do excesso de pele local para a confecção do lifting é realizada de forma que o resultado final é uma cicatriz semelhante a uma cesareana. Comumente, realizamos a lipoaspiração do Monte de Vênus de forma associada para obtermos um melhor resultado.

Tempo de cirurgia

De 40 minutos a 1 hora.

Tempo de internação

Por ser uma cirurgia de pequeno porte, o paciente pode receber alta no mesmo dia (Dayhospital).

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Região da Intimidade (Ninfoplastia)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Região da Intimidade (Ninfoplastia)
Pós-operatório

Não é aplicado curativo no local. Recomendamos o uso de absorvente íntimo por uns 5-7 dias. A higienização com lavagem da área deve ser feita sempre após utilizar o vaso sanitário, aplicando um spray antisséptico no local. Após 3 semanas, os pontos e o edema já foram totalmente absorvidos e o resultado final já pode ser observado. As atividades diárias sem esforço estão liberadas após 5-7 dias. Esforços somente após 3 semanas.

Atividades sexuais estão liberadas após 3 semanas com o uso de lubrificante nos primeiros dias. O retorno ao trabalho para atividades que não requerem esforço físico pode ser feito após 7 dias.

O edema na região dos grandes lábios, em foi realizada a lipoenxertia, regride gradativamente e após 3 semanas podemos ver o volume final adquirido.

Para os casos de lipoaspiração do púbis, há a formação de equimoses e edema no local. Este inchaço resolve-se mais rapidamente com a aplicação obrigatória de sessões de drenagem linfática manual. Cerca de 2 meses após a cirurgia, boa parte do edema já está absorvido. Resultados definitivos são observados após 4 a 6 meses.

Nos casos de lifting com lipoaspiração, a recuperação é semelhante e os pontos usados na incisão não precisam ser retirados.

Resultados

Os resultados são extremamente satisfatórios e as pacientes tornam-se bem mais seguras de si nos momentos de intimidade.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Região da Intimidade (Ninfoplastia)
Cronograma para retomada da atividade física (em dias)
1º ao 7º

Repouso relativo. Levante-se apenas para atividades simples. Procure ler e assistir TV.

8º ao 20º

Alongamentos e caminhadas leves de até 20 minutos são permitidos.

A partir do 21º

Relações sexuais e exercícios mais pesados, como musculação e corridas, estão liberados.

Perguntas e respostas
Resumo
Depoimentos
Dicas relacionadas

Ninfoplastia: cuidados importantes no pós-operatório

De bem com a vida, a mulher brasileira está cada vez mais independente e move-se sempre em busca de seus objetivos. Mesmo na sua intimidade, se algo a incomoda ela […]

Cirurgia Íntima: o Brasil é recordista mundial nesta especialidade

Brasil e Estados Unidos são os países na vanguarda das cirurgias plásticas. As tendências nesta área tem origem, na maioria das vezes, em um desses dois países. Em ambos, têm-se […]

Região Íntima

9 tratamentos que podem melhorar a aparência da região íntima

Se a pele escurecida e/ou a tamanho dos grandes lábios, pequenos lábios, clitóris e monte de vênus – entre outros motivos – deixa você insatisfeita ou constrangida com a sua […]

VER TODAS AS DICAS DE NINFOPLASTIA