BRAÇOS (BRAQUIOPLASTIA)

Introdução

Todo mundo quer parecer mais magro, afinal, silhueta esbelta sempre foi sinônimo de beleza. Mas há situações em que emagrecer é questão de saúde. A obesidade traz consigo inúmeras doenças associadas que colocam em risco a qualidade de vida e a saúde do paciente. É um problema que faz cada vez mais parte da realidade atual.

Uma vez encontrado o peso, se não ideal, saudável, é hora de começar a trabalhar o lado estético. Pode fazer parte desse processo de mudança realizar algumas cirurgias plásticas que irão remodelar o corpo. Lembre que o espaço que antes era preenchido com tecido adiposo fica vazio, o que resulta em excesso de pele em regiões localizadas. Os locais mais comuns são coxas, braços e abdome. Voltando a pensar na saúde, esse tecido em excesso pode provocar, inclusive, problemas na coluna vertebral.

Para cada região, existe uma técnica indicada para resolver o problema e, em muita(o)s pacientes, pode ser necessário realizar mais de uma. Como as áreas a serem operadas são áreas extensas e a cirurgia plástica nestas condições debilita o organismo, nem sempre os procedimentos são realizados em um mesmo tempo cirúrgico.

Antes de fazer a plástica corretiva, é preciso esperar que a perda de peso já esteja estabilizada por cerca de 6 meses, e isto pode demorar de um a dois anos para ocorrer. Outra recomendação é ter em mente que podem ser necessárias mais de uma intervenção na mesma área.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Braquioplastia ou Lifting dos Braços
Indicação

A cirurgia plástica dos braços é reservada para a(o)s pacientes que apresentam excesso de pele e gordura na região dos braços.

Esses problema causa um abaulamento flácido na porção posterior do braço e é provocado por grandes emagrecimentos (a pele foi estirada) e/ou envelhecimento (a pele perde o vigor).

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Braquioplastia ou Lifting dos Braços
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Braquioplastia ou Lifting dos Braços
Pré-operatório

São realizados exames laboratoriais, cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 modeladores (malhas compressivas para os braços) em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região dos braços, onde as incisões serão realizadas.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Braquioplastia ou Lifting dos Braços
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Braquioplastia ou Lifting dos Braços
Anestesia

A anestesia de escolha é a geral.

Técnica cirúrgica

Começamos o procedimento com uma lipoaspiração para retirada do excesso de gordura. Através de uma incisão na região axilar, consegue-se retirar o excesso de pele. Em geral, a cicatriz fica localizada somente na axila em casos mais leves e pode se estender-se até o cotovelo nos casos mais avançados. Geralmente, é colocado um dreno para impedir o acúmulo de secreções que retiramos após 24 a 48 horas.

Tempo de cirurgia

Geralmente 2 horas.

Tempo de internação

Cerca de 24 horas.

Pós-operatório

Durante 1 mês, a paciente deve evitar movimentar os braços acima dos ombros para não forçar as cicatrizes. Deste modo, dirigir ou realizar atividades físicas só serão autorizados após este período. Deve-se usar malha compressiva nos braços por um período de 60 dias. Utilizar protetor solar por pelo menos 6 meses para manter a cicatriz com boa qualidade.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Braquioplastia ou Lifting dos Braços
Resultados

O resultado imediato do Lifting de Braços é muito satisfatório. No entanto, é normal um inchaço na região operada, assim como algumas manchas roxas (equimoses). O inchaço é gradualmente absorvido e após 3 meses de pós-operatório, pelo menos 80% foi reabsorvido.

A cicatriz adquire um aspecto avermelhado nos primeiros meses, melhorando gradualmente e ficando cada vez mais clara e menos endurecida. Após 6 meses, o paciente adquire o resultado definitivo.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Braquioplastia ou Lifting dos Braços
Cronograma para retomada da atividade física (em dias)
1º ao 30º

Não praticar atividades físicas.

31º ao 60º

Exercícios mais leves estão liberados, como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

A partir do 61º

Retorno às atividades normais. Musculação e corridas são permitidas. Esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

Perguntas e respostas
Resumo
Dicas relacionadas
Emagrecimento

Emagrecimento rápido pode levar à flacidez cutânea

O emagrecimento rápido pode trazer mudanças dramáticas para o corpo, tanto positivas quanto negativas. A flacidez cutânea é a principal mudança negativa. Frequentemente, a perda de peso rápida pode causar […]

Braços também precisam de cirurgia plástica

Braços também precisam de cirurgia plástica

Emagrecimento rápido por regimes, cirurgia do estômago, envelhecimento, genética ou mesmo alguma doença sempre fazem o corpo encontrar a gordura localizada e a flacidez, suas companheiras inseparáveis. Face, braços, pernas […]

Na pandemia, oportunidade de cirurgias de Contorno Corporal

A partir do começo de 2020 passamos por uma transformação radical no modo como vivemos. Acostumados às aglomerações nas festas, na praia, nas compras e até no trabalho, tivemos que […]

VER TODAS AS DICAS DE BRAQUIOPLASTIA