GINECOMASTIA

Introdução

Todo os homens sonham em ter um peitoral bem desenvolvido. Para isso, trabalham pesado nas academias para desenvolver um visual bonito e isto envolve mamas proporcionais e simétricas. Quando os homens começam a apresentar um pouco de excesso de peso, as mamas podem crescer e causar desconforto.

Ginecomastia é o termo utilizado para descrever a presença de mamas femininas no homem. O aparecimento das mamas pode ser provocado tanto por excesso de glândula quanto de gordura. As causas são variadas e podem ser de origem genética, hormonal ou medicamentosa.

Porém, em grande parte (90%) dos homens a causa não pode ser descoberta. Entre as causas identificáveis estão obesidade, ingestão de hormônios anabolizantes, ingestão excessiva de álcool e drogas (como maconha, por exemplo). Distúrbios hormonais também podem induzir a Ginecomastia, como produção excessiva de prolactina (hormônio produtor de leite), problemas na glândula hipófise e/ou no sistema nervoso central (hipotálamo).

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Ginecomastia
Indicação

Homens com mamas grandes. As aréolas também podem estar crescidas e assimétricas e necessitar de tratamento cirúrgico também.

Desta forma, devido às inúmeras causas possíveis, uma investigação detalhada é fundamental.

Marque sua consulta e saiba mais sobre cada detalhe desta cirurgia. Se você não estiver satisfeito com o seu corpo, mude! Apresentar um visual harmônico e bonito só depende de você.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Ginecomastia
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Ginecomastia
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Ginecomastia
Pré-Operatório

São realizados exames de ultrassonografia das mamas, exames laboratoriais, exames cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 modeladores corporais em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não vir com acessórios como brincos, anel e colar.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região das mamas, onde as incisões serão realizadas.

Anestesia

Anestesia geral.

Técnica cirúrgica

As glândulas excedentes podem ser retiradas através de uma incisão em forma de arco na metade inferior ao redor da aréola deixando uma pequena porção de tamanho adequado.

Quando é necessário reduzirmos a quantidade de pele da mama, a incisão é feita em toda a circunferência da aréola. Quando há apenas excesso de gordura sem excesso glandular, realizamos uma lipoaspiração através de duas pequenas incisões em cada mama. Quando o quadro é combinado, com aumento tanto de glândula quanto de gordura, os procedimentos são combinados também, com um bom resultado final. Além disso, utilizamos drenos a vácuo para aspiração de secreções.

Tempo de cirurgia

Em média 2 horas.

Tempo de internação

De 12 a 24 horas.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Ginecomastia
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Ginecomastia
Pós-operatório

A cirurgia costuma apresentar um pós-operatório tranquilo, com dor muito discreta que costuma ceder com analgésicos comuns. São utilizados drenos de aspiração para evitar o acúmulo de secreções. Os pontos começam a ser retirados com 1 semana. Além de uso do modelador corporal por 45 dias, são necessárias sessões de drenagens linfáticas manuais com uso de ultrassom por cerca de 4 a 6 semanas. Proteção solar é fundamental por pelo menos 6 meses. Há alguma alteração de sensibilidade nos mamilos durante os primeiros meses, que regride na maioria dos casos.

Resultados

O edema formado no local é reabsorvido substancialmente até o término do primeiro mês. Após este período, as mamas apresentam um resultado bem próximo do final, de modo que em seis meses os resultados são definitivos. Uma atividade física do tipo musculação, direcionada para os peitorais, contribui muito para um melhor resultado. Desta forma, mantenha-se sempre saudável porque, caso haja aumento de peso, as mamas podem crescer novamente devido ao excesso de gordura. A operação traz benefícios que incluem um peito firme e simétrico, conquistas que aumentam muito a autoconfiança.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Ginecomastia
Cronograma para retomada da atividade física (em dias)
1º ao 10º

Não praticar atividades físicas. Evite elevar os braços acima dos ombros.

11º ao 20º

Exercícios mais leves estão liberados, como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

21º ao 45º

Aumente a intensidade dos exercícios gradativamente. Elevação de cargas liberada.

A partir do 46º

Retorno às atividades normais. Musculação e corridas são permitidas. Esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

Perguntas e respostas
Resumo
Vídeo relacionado
Dicas relacionadas
Correção da Lipomastia e Ginecomastia

Quais as diferenças e como corrigir a Lipomastia e a Ginecomastia

A Lipomastia e a Ginecomastia são condições estéticas caracterizadas pelo crescimento excessivo das mamas masculinas. Assim, apesar da incidência maior na adolescência, podem acometer os homens desde a puberdade até […]

Cirurgias plásticas nos homens

Cirurgias plásticas nos homens que mais realizamos

Antes de entrarmos no assunto sobre as cirurgias plásticas nos homens, é relevante lembrar que estamos no Novembro Azul. A iniciativa tem o objetivo de não apenas sensibilizar e conscientizar […]

Cirurgia plástica na adolescência

Cirurgia plástica na adolescência

Cirurgia plástica é um assunto que gera muito interesse nas pessoas. Ainda mais, quando está associado à adolescência, idade que vai dos 13 aos 18 anos. Neste caso, há sempre […]

VER TODAS AS DICAS DE GINECOMASTIA