MASTOPEXIA (LIFTING DE MAMAS)

Introdução

A mulher está cada dia mais cuidadosa e exigente com seu corpo. Em se tratando das mamas então, nem se fala. Isto porque os seios são peças-chave para ela e concentram em si grande parte de sua feminilidade.

Desta forma, toda vez que algo vai mal nesta parte do corpo, a autoestima vai junto. Após os 35 anos de idade ou após algumas gestações, as mamas costumam cair ou perder a consistência.

Isto compromete muito a qualidade de vida e estamos diante de um “ataque direto” à segurança e ao bem-estar feminino.

As mamas possuem uma consistência rígida quando jovens devido à grande quantidade de tecido mamário em sua composição. Com o passar dos anos existe uma substituição natural da glândula mamária por gordura, diminuindo assim a consistência e a vitalidade. Alguns fatores aceleram o processo como a gravidez, amamentação e grandes ganhos de peso seguido de emagrecimento.

A mulher pode não ficar contente com sua aparência ao amadurecer, seja por ver que tem seios caídos e sem vida ou porque o volume é pequeno. Quem realizou o sonho de ser mãe pode receber como herança mamas caídas e com os bicos deformados.

Se isso estiver acontecendo com você e provocando aquela insatisfação, venha nos fazer uma visita e esclareça suas dúvidas sobre esta cirurgia. Quem sabe você não fica mais bonita e contente consigo mesma?

Indicação

A Mastopexia é indicada para reposicionar mamas caídas (lifting de mamas). Durante a cirurgia, também temos a oportunidade de corrigir eventuais assimetrias entre as mamas, sejam elas de tamanho ou de posicionamento (uma mama mais caída que a outra, por exemplo). Com grande frequência, pacientes com mamas caídas e pequenas necessitam de próteses de silicone para o preenchimento adequado.

Graus de ptose mamária (queda das mamas)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Mastopexia (Lifting de Mamas)

A - Normal

B - Ptose tipo 1: flacidez leve

C - Ptose tipo 2: moderada

D - Ptose tipo 3: grave

E - Flacidez da parte de baixo da mama

F - Má distribuição do parênquima mamário (conjunto de tecidos que formam a mama)

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Mastopexia (Lifting de Mamas)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Mastopexia (Lifting de Mamas)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Mastopexia (Lifting de Mamas)
Pré-operatório

São realizados exames de mamografia e ultrassonografia das mamas, exames laboratoriais, exames cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 soutiens em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região das mamas, onde as incisões serão realizadas.

Anestesia

Optamos pela anestesia geral.

Técnica cirúrgica

Existem inúmeras técnicas cirúrgicas descritas para a realização de mastopexias. Alguns procedimentos podem ser executados deixando apenas uma cicatriz vertical ou periareolar. Estes casos são reservados para mamas pouco caídas e com menor quantidade de pele a ser retirada. Para os casos mais avançados, o resultado é uma cicatriz em T invertido, ou seja, vertical a partir da aréola e horizontal no sulco existente entre a mama e o tórax.

É realizado um descolamento das mamas para separá-las dos músculos peitorais. Depois disso, são aplicados o reposicionamento e a montagem da glândula com pontos de fixação e, neste momento, podemos utilizar próteses de silicone atrás da glândula nos casos de mamas com pouco volume.

Devido ao fato de existir grande variedade de técnicas, é muito importante realizar uma avaliação pré-operatória criteriosa.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Mastopexia (Lifting de Mamas)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Mastopexia (Lifting de Mamas)
Tempo de cirurgia

Cerca de 3 horas.

Tempo de internação

De 12 a 24 horas.

Pós-operatório

O lifting de mamas costuma apresentar um pós-operatório tranquilo, com dor muito discreta que costuma ceder com o uso de analgésicos comuns. Além disso, o uso de soutien cirúrgico por 45 dias dá mais conforto neste a este período.

São utilizados drenos de aspiração, para evitar o acúmulo de secreções, em casos especiais e os pontos começam a ser retirados com uma semana.

Evite dormir de lado durante 21 dias e não movimente os braços, acima do nível dos ombros, durante 3 semanas.

Há alguma alteração de sensibilidade nos mamilos e inchaço nos seios durante os primeiros meses, porém isso é passageiro na maioria dos casos. Para acelerar a recuperação, são necessárias sessões de drenagens linfáticas por cerca de 4 a 6 semanas.

Durante o período de pós-operatório, a proteção solar é fundamental por pelo menos 6 meses.

Resultados

Inchaço é esperado e por volta do 3º mês já diminuiu cerca de 70%. Durante os primeiros 3 meses, a mama deixa de ter uma forma de cone para apresentar um formato mais natural e arredondado na região inferior, este processo é conhecido como báscula e ocorre em todos os casos. Os resultados definitivos são alcançados entre 6 meses e 1 ano após a cirurgia.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Mastopexia (Lifting de Mamas)
Cronograma para retomada da atividade física (em dias)
1º ao 20º

Não praticar atividades físicas. Evite elevar os braços acima dos ombros.

21º ao 60º

Exercícios mais leves estão liberados, como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

A partir do 61º

Retorno às atividades normais. Musculação e corridas são permitidas. Esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

Perguntas e respostas
Resumo
Depoimentos
Dicas relacionadas
Assimetria Mamária

O que é, quais as causas e como corrigir a assimetria mamária

Um olho não é idêntico ao outro e nem a orelha esquerda é exatamente da mesma forma que a orelha direita, apesar do corpo humano ter simetria bilateral. Assim também, […]

Gravidez após cirurgias mamárias

O que acontece com a Mamoplastia após a gravidez?

As mamas passam por transformações naturais durante a vida de uma mulher. Ocorrem alterações no tamanho, na forma e na textura. Principalmente, após a gravidez e a amamentação. E se […]

Tendências em Cirurgias Plásticas

Tendências em Cirurgias Plásticas

As cirurgias plásticas na região das mamas e abdome estão entre as cirurgias que mais fazemos desde 2011, quando me estabeleci aqui em Mossoró. Sobretudo, as mamoplastias, lipos e abdominoplastias […]

VER TODAS AS DICAS DE MASTOPEXIA