Cicatrização da cirurgia plástica

Cicatrização

O corpo dispara um processo de cicatrização imediatamente toda vez que um tecido sofre uma ferida, independe do agente que a causou. Assim, a reparação tecidual tem o objetivo de restabelecer a área afetada física e funcionalmente.

Em qualquer cirurgia plástica, quanto melhor ocorrer o processo da cicatrização, mais satisfatórios são os resultados estético e funcional. Não apenas a genética é importante para a qualidade da cicatriz, mas também a alimentação, hidratação, massagem linfática, repouso, curativos, roupas cirúrgicas, entre outros itens do planejamento cirúrgico.

Fases do processo de cicatrização

Quando se toma a decisão de fazer a cirurgia plástica do sonho, tudo tem que ser perfeito. Principalmente a cicatrização. Ela consiste em uma série de 3 fases de eventos fisiológicos até a sua reconstituição tecidual.

  • Inflamatória – Esta fase se inicia quando fazemos as incisões do procedimento. Dura de 1 a 5 dias, dependendo do porte da cirurgia. Por vezes, a região da cirurgia apresenta secreções, inchaço, vermelhidão e dor.
  • Proliferação ou granulação – Inicia-se por volta do 3º dia da cirurgia e pode perdurar até 3 semanas. O desenvolvimento de pequenos novos vasos sanguíneos e a ação dos macrófagos (células especializadas na limpeza) formam o tecido de granulação. Além disso, os fibroblastos se multiplicam e se inicia a produção de colágeno. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e o principal componente da matriz extracelular dos tecidos. Sobretudo, ele é importante na regeneração e na formação do tecido cicatricial.
  • Remodelamento ou maturação – Inicia-se por volta da 3ª semana. Dependendo da cirurgia, considere que a cicatriz avermelhada com aspecto endurecido pode levar até 12 meses para clarear e ficar mais fina. Todavia, isso acontece somente depois da redução total do inchaço. Por fim, a cicatriz se contrai e passa por um processo de remodelação do colágeno para ganhar resistência.

Fatores que comprometem a cicatrização

Antes de tudo, os cuidados devem começar já no pré-operatório. Um deles é ficar longe do cigarro e álcool por 2 semanas antes pelo menos. Bem como, parar o uso de medicamentos como AAS, Buferin e de chás de alho, Gingko Biloba e Ginseng.

Evitar atividade física 1 a 2 dias antes do procedimento. Principalmente, esportes de contato e exercícios extenuantes. Da mesma forma, fugir da exposição ao sol para que não queimar a pele e favorecer infecções. Indicamos drenagem linfática, dependendo da cirurgia. Beber muita água e sucos naturais de frutas, além de comer vegetais de cor laranja e de folhas verdes escuras dias antes. Porém, jejum a partir das 23h00 no dia anterior.

Já sai do hospital com cinta modeladora, meias ou sutiã cirúrgico após a cirurgia. Essas roupas específicas protegem a pele ao mesmo tempo que ajudam na cicatrização. Alguns fatores podem impedir que a cicatrização seja a melhor possível. Assim como no pré, alguns cuidados devem ser redobrados no pós-operatório. Por exemplo, a falta de repouso. A movimentação excessiva força a cicatriz e propicia atrito das roupas.

Tanto quanto, continuar sem fumar e sem beber álcool por mais 2 semanas no mínimo. O tabagismo e o alcoolismo reduzem a vascularização da pele, comprometendo uma boa cicatrização e pode até causar gangrenas, necroses e rompimento de suturas, além dos males como cirrose, infarto e câncer.

Continuar evitando a incidência solar sobre à cirurgia, mesmo com roupas. Principalmente, para evitar o aumento do inchaço e escurecimento definitivo das cicatrizes. Usar protetor solar sempre. Por analogia, continuar a se alimentar adequadamente e beber bastante líquidos. A drenagem linfática é uma ótima aliada no pós de algumas cirurgias plásticas. Indicamos procedimentos adicionais, uso tópico de medicamentos e curativos especiais se necessários.

Marque sua consulta

Marque uma consulta e vamos planejar juntos sua cirurgia! Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança, desde a consulta até a sala de cirurgia.

Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.

Crédito da imagem: Drazen Zigic no Freepik