BUMBUM (LIPOESCULTURA GLÚTEA)

Introdução

Não há como negar que o bumbum é uma paixão nacional. Os homens não resistem quando veem uma mulher com um bem redondinho e empinado e as mulheres, por sua vez, fazem de tudo para deixar o bumbum exatamente assim, digno de dar torcicolo em qualquer homem.

Pequeno, grande, caído, achatado… As brasileiras sempre encontram um defeitinho no bumbum. Exibir um glúteo perfeito virou quase obsessão entre as brasileiras, tanto que a procura por tratamentos estéticos e cosméticos que prometem glúteos em dia tem aumentado muito nos últimos anos.

Para quem busca um resultado definitivo, a cirurgia plástica é a técnica mais procurada.

Já quem quer um efeito bem bacana, mas temporário, os tratamentos estéticos são ótimos aliados. E quem busca um resultado imediato, pode recorrer à moda: algumas roupas prometem empinar o bumbum, e outras, deixá-lo mais redondinho. Isso sem mencionar que as aulas localizadas de glúteo e a mesa flexora são disputadíssimas nas academias.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Lipoescultura Glútea
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Lipoescultura Glútea

A alimentação também tem papel importante na aparência dos glúteos: evite alimentos gordurosos, industrializados e açúcares, abuse dos vegetais de cor laranja e folha verde escura que são ricos em vitamina A e garantem uma pele saudável e rígida.

Agora, se você já tentou de tudo isso, e acha que nada surtiu efeito, já que seu bumbum ainda não é o que você sempre sonhou, aí sim é hora de marcar uma consulta com o cirurgião plástico.

Dispomos do recurso de inclusão de gordura no bumbum, técnica cirúrgica conhecida como Lipoescultura Glútea. Através dela, podemos esculpir o bumbum utilizando a própria gordura da paciente, retirada de onde está em excesso (através da lipoaspiração) e colocada onde está em falta. Os resultados com esta técnica são muito bons.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Lipoescultura Glútea
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Lipoescultura Glútea
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Lipoescultura Glútea
Indicação

A Lipoescultura Glútea é indicada para pacientes com bumbum de volume pequeno, seja uma característica constitucional, seja porque após grandes emagrecimentos houve muita redução do volume sem que tenha havido ptose (queda) significativa.

Utilizamos a gordura procedente da Lipoaspiração para correção de inúmeros problemas, podemos citar os principais: preenchimento de rugas e sulcos faciais, melhora do contorno da mandíbula, preenchimento de depressões e sequelas de cicatrizes nas diversas regiões do corpo, dorso, abdome e flancos. Recomendamos a leitura dos textos sobre este assunto nas páginas Lipoaspiração e Lipoescultura deste site.

A Lipoescultura Glútea pode complementar o tratamento da celulite grave, principalmente no bumbum. Esta região pode receber um volume de gordura considerável nos casos de glúteos pequenos. As áreas acima dos culotes podem estar deprimidas e apresentarem melhora substancial com o enxerto de gordura. Além disso, as coxas também podem ter seu volume aumentado, principalmente nas regiões mediais.

Pré-Operatório

Os procedimentos pré-operatórios para a Lipoescultura Glútea são, basicamente, os mesmos para a Lipoaspiração Glútea.

São realizados exames laboratoriais, cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 modeladores em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região do bumbum, onde as incisões serão realizadas.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Lipoescultura Glútea
Anestesia

Poderá ser utilizada anestesia local com sedação, peridural ou anestesia geral, dependendo da área operada, do volume de gordura a ser aspirado e das áreas sem volume a serem enxertadas (esculpidas).

Técnica cirúrgica

Boa parte da gordura localizada (no abdome, nos flancos, culote e até mesmo no bumbum), aquela que resiste mesmo com exercícios e dieta balanceada, é aspirada e coletada. Usamos a Vibrolipoaspiração para coletar essas células gordurosas cujo equipamento propicia menos dados físicos e cicatrização mais rápida. Depois de processada, a gordura é reenserida no corpo através do bumbum utilizando seringas e cânulas especiais. Ainda são realizadas massagens para moldarmos o contorno corporal até ficar no formato planejado.

Prevendo que cerca de 40% da quantidade de gordura injetada é reabsorvida pelo organismo, optamos por enxertar uma quantidade maior.

Tempo de cirurgia

Os enxertos de gordura aplicados para dar o contorno corporal na paciente são indicados no final da Lipoaspiração e duram cerca de 1 hora em média.

Tempo de internação

Geralmente de 12 a 24 horas, dependendo do tamanho da Lipoaspiração / Lipoescultura.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Lipoescultura Glútea
Pós-operatório

Como a associação com a Lipoaspiração é fundamental e as orientações de pós-operatório são comuns, apresentamos as orientações gerais na página Lipoaspiração deste site. Desta forma, decidimos destacar aqui as informações que são particulares da Lipoescultura Glútea.

São indicadas sessões de drenagem linfática com uso do ultrassom que devem ser iniciadas no 3º dia de pós-operatório com um número mínimo de 3 sessões semanais. Esta terapia ajuda na regressão do edema e na diminuição do endurecimento (fibrose) das áreas lipoaspiradas.

Em hipótese alguma as áreas que receberam as gorduras (enxertos) podem ser manipuladas, tanto com massagens quanto com ultrassom. Desta forma, a comunicação entre cirurgião, paciente e terapeuta é muito importante para garantirmos um bom resultado.

Cuidados específicos são recomendados, por exemplo, se for feito enxerto de gordura no bumbum, recomendamos que a paciente não permaneça muito tempo deitada com o glúteo para baixo, evitando assim uma maior reabsorção.

Resultados

O resultado imediato da Lipoescultura Glútea é muito bom, considerando o inchaço proveniente da própria cirurgia e a quantidade excedente de células gordurosas enxertadas. Até o sexto mês após o procedimento teremos o formato definitivo. A absorção pelo organismo de parte da gordura e a regressão do edema deixarão a região glútea com um aspecto mais natural e bonito, deste modo o resultado melhora progressivamente até o 6º mês de pós-operatório.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Lipoescultura Glútea
Cronograma para retomada da atividade física (em dias)
1º ao 7º

Não praticar atividades físicas.

8º ao 15º

Reiniciar com caminhadas leves com duração de 20 minutos.

16º ao 30º

Alongamentos, bicicleta ergométrica, hidroginástica e atividades sem contato físico, como musculação, estão liberadas.

A partir do 31º

Retorno às atividades habituais.

Perguntas e respostas
...
Resumo
Depoimentos
Vídeo relacionado
Dicas relacionadas
Lipoescultura Glútea

Lipoescultura Glútea melhora o contorno do bumbum

A Lipoescultura é solicitada por quase todas as pacientes que fazemos a Lipoaspiração. Principalmente, elas aproveitam para modelar os glúteos. A associação destas cirurgias no mesmo procedimento em relação ao […]

VER TODAS AS DICAS DE LIPOESCULTURA GLÚTEA