ABDOME (ABDOMINOPLASTIA)

Introdução

Toda mulher deseja eliminar aquela "barriguinha" indesejável, principalmente quando decide colocar um biquíni ou uma blusa mais curta. Em alguns casos, a Lipoaspiração resolve o problema, mas em outros, somente uma Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal pode resultar naquela barriga lisinha que tanto sonhamos.

A plástica abdominal é indicada nos casos em que, além da gordura acumulada, a pele da barriga está flácida. Geralmente, são mulheres que já tiveram filhos, perderam a elasticidade natural da pele, apresentaram estrias ou fizeram regimes severos para perda de peso.

Marque sua consulta e saiba mais sobre cada detalhe desta cirurgia. Se você não estiver satisfeita com o seu corpo, mude! Ser uma mulher mais feliz e sensual só depende de você. Afinal, são poucas as mulheres que podem desfilar de biquíni na praia e mostrar uma barriga perfeita ou aquele abdome definido.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal
Indicação

As pacientes que se beneficiam desta cirurgia apresentam flacidez de pele na região do abdome, provocada por gestação ou emagrecimentos após ganho excessivo de peso.

Lipodistrofias caracterizadas por gordura localizada na região do abdome, principalmente abaixo do umbigo e nos flancos também podem ser tratadas. Muitos casos apresentam estrias devido à grande distensão local e quebra das fibras elásticas da pele.

A parede abdominal também pode apresentar uma flacidez provocada por um afastamento dos músculos.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal
Pré-operatório

São realizados exames de ultrassonografia do abdome e parede abdominal, exames laboratoriais, exames cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 modeladores corporais em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região do abdome, onde as incisões serão realizadas.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal
Anestesia

Anestesia peridural com sedação ou anestesia geral.

Técnica cirúrgica

A cicatriz da Abdominoplastia inicia-se junto aos pelos pubianos na região púbica e sua extensão lateral depende da quantidade de pele flácida a ser retirada. Deste modo, abdomes com pouca flacidez de pele podem ter cicatrizes menores, como as realizadas nas Miniabdominoplastias, entretanto casos com maior flacidez necessitam de cicatrizes maiores para retirar todo o excesso de pele.

Dentro do umbigo também existe uma cicatriz que se torna imperceptível com o tempo. Através destas incisões podemos tratar a região anterior do abdome, tanto ajustando os músculos frouxos quanto retirando o excesso de pele e gordura. Geralmente, deixa-se um dreno no período de 48 a 72 horas no local, cuja função é impedir o acúmulo de secreções.

Atualmente, com o desenvolvimento da técnica, combinamos uma Lipoaspiração com a Abdominoplastia (Lipoabdominoplastia). Assim, excessos de gordura nos flancos, dorso e cintura podem ser retirados através da aspiração e o excesso de pele, através das incisões.

Casos mais graves, principalmente após grandes perdas ponderais, podem apresentar-se com o Abdome em Avental. Estes pacientes necessitam de uma Abdominoplastia em Âncora e utilizamos esta técnica quando precisamos retirar grande quantidade de pele e gordura do abdome. Deste modo, o resultado final é uma cicatriz que começa na porção mais alta do abdome e passa pelo umbigo até a região dos pelos pubianos, sendo que neste ponto forma-se um T invertido lateralmente como a de uma Abdominoplastia clássica já descrita anteriormente.

Tempo de cirurgia

Cerca de 3 horas.

Tempo de internação

Geralmente 24 horas.

Pós-operatório

O dreno abdominal permanece durante 48 a 72 horas em média.

Para evitar tensão na cicatriz, deve-se manter repouso relativo e uma postura curvada por cerca de 10 a 14 dias. É normal sentir alguma dor nos primeiros dias após a cirurgia, principalmente nas áreas que foram lipoaspiradas. Entretanto, a maioria dos pacientes fica confortável após a administração de analgésicos e anti-inflamatórios comuns.

As atividades físicas aeróbicas, como caminhadas, estão liberadas após 1 mês. Porém, as atividades que requeiram esforço da região abdominal estão liberadas somente após 3 meses.

O modelador corporal é utilizado por 2 meses.

Diminuição da sensibilidade na região próxima à cicatriz é esperada, retornando lentamente no período de 6 meses. A proteção solar é recomendada por pelo menos 6 meses a fim de manter a cicatriz clara e de boa qualidade.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal
Resultados

É esperado que a cicatriz da Abdominoplastia permaneça com uma coloração mais avermelhada, escura e com aspecto endurecido nos primeiros 6 meses após a cirurgia. Posteriormente, ocorre um clareando gradual até uma coloração esbranquiçada com aspecto mais fino.

Quanto ao inchaço, este também vai diminuindo gradualmente, sendo que com 3 meses de cirurgia pelo menos 80% já está reabsorvido. Como na maioria das cirurgias plásticas, o resultado definitivo é atingido depois do 6º mês de cirurgia. Após este período, os tecidos estão com todo o edema resolvido e, a partir daí, a cicatriz adquire sua coloração e textura definitivas.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal
Cronograma para retomada da atividade física (em dias)
1º ao 30º

Não praticar atividades físicas.

31º ao 60º

Exercícios mais leves estão liberados como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

A partir do 61º

Retorno às atividades normais. Musculação e corridas são permitidas. Esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

Perguntas e respostas
...
Resumo
Depoimentos
Dicas relacionadas
Abdominoplastia em Âncora

Abdominoplastia em Âncora após perda significativa de peso

A Abdominoplastia é um procedimento que retira o excesso de pele e gordura do abdome. Por vezes, restaura a firmeza dos músculos abdominais. É eficaz e segura quando a pessoa […]

Abdominoplastia e o peso corpóreo

Relação entre Abdominoplastia e peso corpóreo

A decisão de se submeter à Abdominoplastia está envolta em questionamentos, como a relevância do peso. A compreensão dessa relação é fundamental para pacientes que buscam não apenas melhorias estéticas, […]

Tendências em Cirurgias Plásticas

Tendências em Cirurgias Plásticas

As cirurgias plásticas na região das mamas e abdome estão entre as cirurgias que mais fazemos desde 2011, quando me estabeleci aqui em Mossoró. Sobretudo, as mamoplastias, lipos e abdominoplastias […]

VER TODAS AS DICAS DE ABDOMINOPLASTIA