ORELHAS (OTOPLASTIA)

Introdução

Se as orelhas estão salientes e incomodam você ou seu filho, a cirurgia plástica pode melhorar a forma, a posição ou suas proporções em relação ao rosto. Ter uma boa simetria facial é fundamental para a aparência de uma pessoa e é decisivo na definição do seu bem estar.

As orelhas são importantíssimas para uma bela harmonia da face e suas alterações são muito destacadas. Podemos observar sua importância quando vemos alguém que apresenta algum distúrbio auricular, principalmente quando está ausente uma das orelhas. Estas alterações provocam muito desconforto nos pacientes e podem acometer aspectos psicológicos também.

As doenças da orelha externa são de ordem genética, traumática ou neoplásica. A cirurgia para correção de suas deformidades é chamada de Otoplastia. O objetivo da cirurgia é minimizar deformidades e dar a forma mais natural e equilibrada possível entre as orelhas e a face e, consequentemente, beneficiar a aparência e a autoestima.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Orelhas (Otoplastia)

As(os) pacientes procuram o consultório de cirurgias plásticas pelas seguintes deformidades mais comuns:

Orelha em Abano (genético): Presente desde o nascimento caracteriza-se pela orelha que se projeta lateralmente, dando a impressão de abano. Normalmente, esta projeção é maior que 90º (ângulo entre a cabeça e a região mais profunda da orelha, chamada de concha auricular).

Além disso, há uma falha na formação de sua dobra interna (antihélice) e um aumento de tamanho da concha.

Lóbulo Bífido ou Rasgado (traumático): Esse é um problema muito comum entre as mulheres, principalmente quando seus brincos engancham na roupa ou quando eles são exageradamente pesados. Esta deformidade, além de não permitir o uso do brinco, incomoda por chamar muito a atenção.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Orelhas (Otoplastia)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Orelhas (Otoplastia)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Orelhas (Otoplastia)
Indicação

A cirurgia de Otoplastia pode ser realizada a partir dos 7 anos porque, nessa idade, a orelha já está completamente formada e a criança já tem a percepção de que há algo fora do normal em seu corpo.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Orelhas (Otoplastia)
Pré-Operatório

São realizados exames laboratoriais, cardiológicos, radiografias e fotografias.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Trazer blusa aberta na frente, com botão ou zíper, pois não poderá passar nenhuma veste pelo rosto.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região ao redor dos olhos, onde as incisões serão realizadas.

Anestesia

Anestesia local ou local com sedação. Raramente é realizada anestesia geral em crianças com idade entre 7 e 12 anos.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Orelhas (Otoplastia)
Técnica cirúrgica

A otoplastia é a cirurgia que objetiva corrigir as alterações da orelha em abano, diminuir a distância entre a borda lateral da orelha e moldar as estruturas apagadas da antihélice. Com isso, a orelha passa a ter um formato mais natural.

Para isso, realizamos uma incisão que fica localizada na sua região posterior (sulco auricular posterior), assim podemos ocultar a cicatriz resultante sem dificuldades. Por esta via, descolamos a pele da cartilagem auricular e moldamos as estruturas utilizando fios cirúrgicos de alta qualidade para que os nós não se desfaçam. Após isso, posicionamos as orelhas de modo bem natural e adequado para cada caso. O fechamento da incisão é realizado com fios de nylon.

Tempo de cirurgia

A duração média da cirurgia é de 90 minutos.

Tempo de internação

Por ser uma cirurgia de pequeno porte, o paciente pode receber alta no mesmo dia (Dayhospital).

Pós-operatório

Alguns cuidados são fundamentais, como não praticar atividades que possam traumatizar a orelha e evitar dobrá-la durante o sono por 3 semanas. Para isso, é necessário utilizar uma bandagem elástica que protege e mantém a orelha imobilizada junto à cabeça. Nos primeiros 7 dias, o uso é contínuo, só retirando para tomar banho.

É habitual ocorrer dor leve nos primeiros dias após a cirurgia, no entanto esta dor é controlada com analgésicos comuns.

Inchaço também é esperado, principalmente durante o 1º mês. Entretanto, no 2º mês de cirurgia praticamente 80% deste inchaço já está absorvido. Os pontos são retirados com 2 semanas.

Resultados

Logo após a otoplastia, a orelha já se encontra em sua forma definitiva com a antihélice formada e com sua borda lateral próxima ao couro cabeludo. Porém, há inchaço e rouxidão que regridem em até 21 dias. Além disso, a cicatriz leva cerca de 6 meses para amadurecer.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Orelhas (Otoplastia)
Cronograma para retomada da atividade física (em dias)
1º ao 7º

Não praticar atividades físicas.

8º ao 15º

Reiniciar com caminhadas leves com duração de 30 minutos.

16º ao 30º

Alongamentos, bicicleta ergométrica e atividades sem contato físico, como musculação, estão liberadas.

A partir do 31º

Atividades mais pesadas podem ser praticadas, mas evite esportes de contato por mais 30 dias.

Perguntas e respostas
Resumo
Vídeos relacionados
Dicas relacionadas
Otoplastia - Cirurgia das Orelhas

Cirurgia das orelhas trata problemas estéticos congênitos e traumáticos

As orelhas são fundamentais para a harmonia facial. Qualquer deformidade em uma ou em ambas as orelhas costuma trazer desequilíbrio estético. Nesse sentido, a cirurgia das orelhas, também conhecida como […]

Otoplastia corrige orelha de abano e lóbulo bífido

Otoplastia corrige orelha de abano e lóbulo bífido

As orelhas são importantes para o equilíbrio e harmonia da face. Contudo, o principal problema nessa região é a orelha de abano. Entre 3% e 5% da população já nasce […]

Cirurgias plásticas nos homens

Cirurgias plásticas nos homens que mais realizamos

Antes de entrarmos no assunto sobre as cirurgias plásticas nos homens, é relevante lembrar que estamos no Novembro Azul. A iniciativa tem o objetivo de não apenas sensibilizar e conscientizar […]

VER TODAS AS DICAS DE OTOPLASTIA