PÁLPEBRAS (BLEFAROPLASTIA)

Introdução

Ter uma face com aparência rejuvenescida, com o olhar que pareça mais descansado e alerta, é o desejo da grande maioria das pessoas. E é justamente ao redor dos olhos que começam a surgir os primeiros sinais do tempo, aquelas "ruguinhas" que insistem em aparecer quando franzimos os olhos ao sorrir ou no ato de uma expressão facial. Para resolver este problema, diversas pessoas recorrem à Blefaroplastia, ou seja, à cirurgia plástica das pálpebras.

Esta solução é mais procurada por pessoas com mais de 40 anos que, apesar da idade, sentem a necessidade de expressarem mais jovialidade. Porém, muitas pacientes jovens também buscam esta cirurgia por apresentarem pequenas bolsas que dão um certo ar de cansaço. Além do caráter estético, também há o caráter funcional, por exemplo, há alguns casos em que a pele das pálpebras superiores fica tão flácida que cai sobre o campo visual.

Os resultados desta cirurgia causam uma melhora considerável na aparência e conferem um aspecto mais jovial, principalmente em pessoas que tenham uma boa cicatrização, não sejam fumantes, sem problemas oculares graves e que tenham expectativas realistas. Então, ao ser questionada(o) sobre sua saúde, desejos e estilo de vida pelo cirurgião plástico, fale sobre tudo.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Pálpebras (Blefaroplastia)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Pálpebras (Blefaroplastia)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Pálpebras (Blefaroplastia)
Antes da cirurgia: aparência com certo ar de cansaço.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Pálpebras (Blefaroplastia)
Ressecção do excesso de pele e retirada das bolsas de gordura.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Pálpebras (Blefaroplastia)
Resultado: os olhos conferem um aspecto mais jovial à face.

Indicação

As principais indicações dessa cirurgia são:

Aspecto de tristeza e cansaço nesta região da face.

Excesso de pele e protusão das bolsas de gorduras que ficam sob as pálpebras e fazem relevo ao redor dos olhos.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Pálpebras (Blefaroplastia)
Pré-Operatório

São realizados exames laboratoriais, cardiológicos, radiografias e fotografias.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Trazer blusa aberta na frente, com botão ou zíper, pois não poderá passar nenhuma veste pelo rosto.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região ao redor dos olhos, onde as incisões serão realizadas.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Pálpebras (Blefaroplastia)
Anestesia

Anestesia local ou local com sedação. Raramente é realizada anestesia geral.

Técnica cirúrgica

Na blefaroplastia superior, a incisão fica em um sulco natural localizado na pálpebra, de forma que quando os olhos estão abertos, a cicatriz não é visível e com os olhos fechados, adquire um aspecto fino e de excelente qualidade. Por esta via de acesso são retirados o excesso de pele e as bolsas de gordura.

Já na pálpebra inferior, a cicatriz fica junto aos cílios inferiores e também adquire um aspecto muito bom, tornando-se imperceptível com o tempo.

A boa qualidade das cicatrizes conquistada nesta região do rosto deve-se à sua grande irrigação sanguínea e à espessura da pele das pálpebras, que é uma das mais finas do corpo. Assim, em decorrência destes e de outros fatores, não são descritos queloides nas cicatrizes palpebrais.

Em algumas situações específicas, nas quais não existe flacidez na pálpebra inferior, mas ocorre a protusão das bolsas de gordura, é realizado um tipo de Blefaroplastia na qual não existe cicatriz externa. Nestas situações, a incisão é na conjuntiva ocular, que é a região avermelhada da parte interna da pálpebra. Geralmente, realizamos esta técnica em pacientes mais jovens, nos quais a ausência de flacidez de pele não justifica a cicatriz externa.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Pálpebras (Blefaroplastia)
Tempo de cirurgia

Caso sejam operadas apenas as pálpebras superiores a duração média da cirurgia é de 45 minutos. No caso de cirurgia completa, a duração média é de 2 horas.

Tempo de internação

Geralmente 12 horas. Nas raras situações em que é utilizada anestesia geral, a internação pode durar 24 horas.

Pós-operatório

A blefaroplastia é uma cirurgia que apresenta rápida recuperação. Cerca de 72 horas após a cirurgia, a paciente já pode exercer suas atividades cotidianas, exceto atividades físicas. Há formação de inchaço (edema) e manchas arroxeadas (equimoses) que variam de intensidade. Porém, elas são absorvidas em um período de até 10 dias e o inchaço desaparece quase completamente até a 2ª semana de pós-operatório. De qualquer forma, para acelerar a recuperação, recomenda-se a utilização de compressas com água ou soro gelado nos 3 primeiros dias após a cirurgia.

Em relação aos pontos, eles podem ser retirados com 3 a 4 dias de cirurgia.

Além disso, é importante evitar contato com água ou vapores quentes, sendo proibido tomar banho com água muito quente ou cozinhar, porque estes procedimentos retardam a recuperação. Desta forma, recomenda-se repouso das atividades físicas por um período de 10 a 15 dias.

É importante também evitar a exposição solar por pelo menos 3 meses e utilizar protetor solar além de óculos escuros. Tomando estes cuidados, a cicatriz adquire um aspecto muito bom e fica imperceptível após 3 meses de cirurgia.

Resultados

As características peculiares das pálpebras, como a fina espessura da pele e a intensa irrigação sanguínea, aceleram a absorção do inchaço local diminuindo muito o tempo de recuperação. Por volta do 2º mês, cerca de 90% do edema já terá sido absorvido. No entanto, o resultado definitivo poderá ser observado por volta do 6º mês de pós-operatório.

Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Pálpebras (Blefaroplastia)
Dr Frederico Fernandes - Cirurgia Plástica Estética - Pálpebras (Blefaroplastia)
Cronograma para retomada da atividade física (em dias)
1º ao 15º

Não praticar atividades físicas.

16º ao 30º

Exercícios mais leves estão liberados, como caminhadas, hidroginástica e dança.

31º ao 60º

Pequenas corridas de 30 minutos e musculação leve são permitidas. Vá aumentando a intensidade gradualmente. Evite esportes de contato neste período.

A partir do 61º

Retorno às atividades normais. Musculação, esportes de contato e corridas mais longas são permitidos.

Perguntas e respostas
Resumo
Vídeo relacionado
Dicas relacionadas
Blefaroplastia - Cirurgia das Pálpebras

Perguntas e respostas sobre a cirurgia das pálpebras

A face é nosso principal cartão de visita. Ainda mais, em uma época que o vídeo se tornou importante na comunicação. Ela não apenas reflete como queremos nos apresentar aos […]

Blefaroplastia devolve o aspecto jovial ao olhar

Blefaroplastia devolve o aspecto jovial ao olhar

Se você encontrar uma pessoa com a aparência cansada e envelhecida na região dos olhos diante do espelho, encare com naturalidade. Certamente, é natural e acontece mais ainda com quem […]

Cirurgias plásticas nos homens

Cirurgias plásticas nos homens que mais realizamos

Antes de entrarmos no assunto sobre as cirurgias plásticas nos homens, é relevante lembrar que estamos no Novembro Azul. A iniciativa tem o objetivo de não apenas sensibilizar e conscientizar […]

VER TODAS AS DICAS DE BLEFAROPLASTIA