Blefaroplastia devolve o aspecto jovial ao olhar

Blefaroplastia devolve o aspecto jovial ao olhar

Se você encontrar uma pessoa com a aparência cansada e envelhecida na região dos olhos diante do espelho, encare com naturalidade. Certamente, é natural e acontece mais ainda com quem dá (e deu) muita risada, pega (e pegou) muito sol, olha (e olhou) muita coisa bonita nesse mundão… Tal qual, a causa disso é uma série de modificações nas pálpebras causadas, em grande parte, pela idade. A Blefaroplastia é uma opção eficaz se essa condição incomoda você. Este procedimento cirúrgico melhora a aparência das pálpebras e devolve a expressão de jovialidade.

Sentir-se bem com você mesma(o), cuidar-se mais por questões estéticas ou de saúde e ter autoconfiança para expressar a idade é o que as pessoas da “melhor idade” têm feito! Além disso, o número de cirurgias plásticas em brasileira(o)s tem crescido nos últimos anos, segundo a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Inclusive, acima de 60 anos. A razão é que a expectativa de vida das pessoas aumentou. Sobretudo, elas estão ativas por mais tempo e têm cuidado mais da aparência.

As cirurgias mais procuradas são as de rejuvenescimento facial quando olhamos os números das pessoas acima de 35 anos, com destaque para a Blefaroplastia. Aqui nas consultas, falando com colegas e em leituras que acompanho, a cirurgia das pálpebras passou a ser uma das mais procuradas nos últimos anos. Principalmente, nos anos de 2020 e 2021, auge da pandemia. Assim, as pessoas passaram a dar mais importância aos olhos a partir do momento que começaram a adotar a máscara de proteção facial. Os olhos estão em evidência agora, seja em teleconferências ou nas selfies para postar nas redes sociais.

Como é feita a Blefaroplastia

A cirurgia das pálpebras não somente tem caráter estético, como também muitas vezes entrega uma melhora funcional. Pode ser realizada em qualquer idade. Inclusive, por quem têm miopia ou hipermetropia. É contraindicada para pacientes com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca descompensadas, entre outras condições sobre as quais falamos durante a consulta.

Um quadro de flacidez e excesso de pele na pálpebra superior é algo que incomoda muito. Eventualmente, pode até prejudicar a visão. Por vezes, a gordura a torna com aspecto inchado. As incisões da Blefaroplastia superior são feitas no septo orbital, logo abaixo da camada muscular. Modelamos o local com a retirada do excesso de pele, gordura ou ambos. Logo após, suturamos.

Da mesma forma, os problemas na pálpebra inferior são bolsas embaixo dos olhos, olheiras, excesso de pele, rugas finas e queda (ptose) por causas musculares. O “branco do olho” fica aparente quando ela cai. As incisões da Blefaroplastia inferior podem ser tanto internas quanto externas. Utilizamos um retrator para afastar as pálpebras e fazermos as incisões internas. Assim, elas são feitas na conjuntiva, de onde removemos o excesso de gordura. Já na inferior externa, realizamos a incisão na prega das pálpebras. Em seguida, fazemos outra incisão na camada muscular para acessar a gordura orbital. É nesta técnica que retiramos o excesso de pele também.

Geralmente, o período de internação é de 12 a 24 horas. Anestesia local ou geral, dependendo de cada caso.

Pós-operatório e cicatrização

A Blefaroplastia tem um pós-operatório relativamente tranquilo e leva cerca de 2 semanas. Aliás, é o tempo para as manchas escuras praticamente sumirem. Repouso relativo de uma semana, em média, até a retirada dos pontos. A higienização pode ser feita com água e sabão. Indico antibiótico e analgésico se houver dor, além de colírios e pomada tópica.

Compressas geladas feitas com soro gelado e gaze ajudam a reduzir o inchaço durante o primeiro mês. Praticamente, 90% do inchaço desaparece em 2 meses. A proteção solar deve ser rigorosa e contínua. Resultado definitivo em 6 meses.

A Blefaroplastia deixa cicatrizes como toda cirurgia. Cicatrizes discretas escondidas nos sulcos naturais da pálpebra superior não são visíveis com os olhos estão abertos. Porém, adquire um aspecto fino e de excelente qualidade com eles fechados. Na pálpebra inferior, as cicatrizes ficam junto às margens dos cílios e adquirem um aspecto muito bom. Elas ficam praticamente imperceptíveis após 3 meses do procedimento.

Como resultado, a Blefaroplastia é um procedimento capaz de melhorar a autoestima, aumentar o campo de visão e deixar o olhar mais leve. São coisas importantes na profissão e na vida social.

Uma dica que sempre dou é usar diariamente cosméticos de boa qualidade para prevenir e retardar o aparecimento de pés de galinha e olheiras.

Marque sua consulta

Marque uma consulta e vamos planejar juntos sua cirurgia! Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança, desde a consulta até a sala de cirurgia.

Informações e marcação de consultas através dos números (84) 98120-1771 e (84) 99164-5605.

Mais sobre esse assunto neste site: PÁLPEBRAS (BLEFAROPLASTIA)