Cirurgia das orelhas trata problemas estéticos congênitos e traumáticos

Otoplastia - Cirurgia das Orelhas

As orelhas são fundamentais para a harmonia facial. Qualquer deformidade em uma ou em ambas as orelhas costuma trazer desequilíbrio estético. Nesse sentido, a cirurgia das orelhas, também conhecida como Otoplastia, é um procedimento valioso e gratificante que devolve harmonia à face.

As(Os) pacientes podem experimentar uma transformação significativa em sua autoimagem através dessa cirurgia segura e eficaz. Como resultado, podem desfrutar dos benefícios emocionais, sociais e psicológicos que a cirurgia das orelhas pode proporcionar.

As técnicas cirúrgicas da Otoplastia são utilizadas para corrigir não apenas os problemas estéticos congênitos, como também os causados por traumas.

Problemas estéticos congênitos

O principal problema estético de origem genética é o conhecido como orelha de abano ou orelha proeminente. Deve-se a uma malformação da cartilagem que não se dobra após o nascimento, pois falta a dobra da anti-hélice. As orelhas se projetam para frente em um ângulo maior que 30% em relação à cabeça.

A princípio, esta condição é percebida pelos pais e pode ser confirmada pelo pediatra nos primeiros anos da criança. Também, pelo otorrinolaringologista após a infância. No entanto, esse diagnóstico inicial é temporal e deve ser observado até os 7 anos ou quando a orelha completou o grau de desenvolvimento definitivo. Por vezes, é possível que o problema se resolva nos primeiros anos de vida.

Felizmente, as orelhas de abano não afetam a qualidade auditiva. Então, por que operar? Constantemente, os defeitos estéticos das orelhas são motivo de zombarias. Vários estudos apontam que as crianças e jovens que sofrem bullying têm o aprendizado prejudicado e baixa autoestima. Além disso, as orelhas proeminentes podem causar angústia psicológica e emocional em crianças, adolescentes e até em adultos. Os anos de agressão social podem afetar suas personalidades em desenvolvimento deixando-os introvertidos, instáveis, inseguros, ansiosos e até violentos.

A cirurgia das orelhas pode ajudar a restaurar a confiança nessas pessoas, permitindo que se sintam mais confortáveis e aceitas socialmente. A Otoplastia trata outras deformidades estéticas e anomalias auriculares, além das orelhas proeminentes. Por exemplo, corrige a orelha de concha, orelha em forma de alça, assimetrias entre as orelhas ou em relação à cabeça, ausência parcial ou total do pavilhão auricular, entre outras deformidades congênitas ou adquiridas que afetam o desenvolvimento harmonioso das curvas e a forma das orelhas.

Problemas estéticos traumáticos

As orelhas possuem posição proeminente no rosto e estão propensas a sofrer traumas ou lesões que causam deformidades. Por exemplo, o lóbulo bífido, trauma provocado pela abertura total do orifício do brinco. Principalmente, no uso de brincos pesados e volumosos. Pelo mesmo motivo, o tamanho do lóbulo pode ficar esticado exageradamente. Muitos lutadores e atletas têm a orelha com o aspecto de couve-flor. Assim, estas atividades esportivas e profissionais acarretam lacerações de todas as gravidades no pavilhão auricular.

A orelha, também, pode sofrer com coceira, inflamação, secreção purulenta, nódulo, tumor, entre outras doenças. Eventualmente, pode evoluir de um simples vermelhidão para um quadro infeccioso que demande excisão de parte da orelha. As infecções começam com um quadro de alergia ao brinco, piercing ou alargador ou causadas pela falta de assepsia no momento da colocação do adorno. Sobretudo, se a pessoa apresenta uma saúde debilitada.

Quase metade dos traumas causados por acidentes é por agressão física com facas ou vidros. As demais causas estão relacionadas aos acidentes automobilísticos, atropelamentos e colisões de carros e motos. Da mesma forma, as lesões por mordidas de animais ou de humanos causam ferimentos leves ou graves nas orelhas, além do alto risco de infecção.

A contribuição do Dr. Ivo Pitanguy para a cirurgia das orelhas

Dr. Ivo Pitanguy (1923-2016) foi considerado um dos maiores expoentes da cirurgia plástica mundial. Assim também, a contribuição do renomado cirurgião plástico brasileiro foi de extrema importância para a cirurgia plástica em geral. Ele desenvolveu e aprimorou diversas técnicas cirúrgicas com sua abordagem revolucionária em procedimentos estéticos e reconstrutivos que se tornaram padrões na especialidade.

No contexto da cirurgia das orelhas, Dr. Ivo Pitanguy foi um dos responsáveis por desenvolver técnicas avançadas para corrigir deformidades e assimetrias auriculares. Sua abordagem refinada e inovadora ajudou a aprimorar os resultados da Otoplastia, tornando a cirurgia mais segura e eficaz. Aliás, uma das técnicas mais engenhosas foi idealizada por ele no começo da década de 60. Tal qual, a incisão da cartilagem rompe sua rigidez e permite que a orelha permaneça unida à pele da frente.

A Otoplastia é uma cirurgia segura e eficaz e a recuperação é relativamente tranquila para a(o) paciente. As cicatrizes são praticamente invisíveis na maioria dos casos. Fazemos um planejamento cirúrgico sob medida do pré ao pós-operatório com instruções detalhadas sobre os cuidados sobre repouso, medicamentos e atividades físicas. Por fim, os resultados da cirurgia das orelhas são permanentes e uma melhora na aparência pode ser apreciada imediatamente após o procedimento.

Mais sobre esse assunto neste site: ORELHAS (OTOPLASTIA)

Crédito da imagem: marymarkevich no Freepik