Cirurgia plástica na adolescência

Cirurgia plástica na adolescência

Cirurgia plástica é um assunto que gera muito interesse nas pessoas. Ainda mais, quando está associado à adolescência, idade que vai dos 13 aos 18 anos. Neste caso, há sempre a pergunta sobre se pode fazer plástica na adolescência. Os cirurgiões plásticos brasileiros são muito competentes e profissionais. Em outras palavras, a primeira coisa que eles fazem é confirmar a indicação de um procedimento, independentemente da idade.

No meu caso, eu avalio se há algum dano físico e/ou psicológico que motiva a(o) adolescente a fazer uma cirurgia estética ou reparadora, além da análise clínica. Pondero os prós e contras com a(o) adolescente junto aos pais, pois é necessária a autorização do responsável para realizar qualquer procedimento. Da mesma forma, traço os possíveis cenários de curto, médio e longo prazos em relação aos efeitos no corpo daquela intervenção cirúrgica se for indicada.

Motivação

A fase da adolescência é caracterizada por uma série de transformações físicas e psicossociais. Junta-se a isso a disponibilidade de celulares a um maior número de jovens, o acesso à internet, a superexposição nas mídias sociais e os colegas da escola. Comumente, a(o) jovem é influenciada(o) a mudar sua imagem para que seja aceita(o) pelas pessoas com as quais se relaciona. Então, a percepção dos pais e responsáveis é muito importante para que a(o) adolescente não se penalize ou tenha a autoestima baixa. Comumente, isto acontece por uma pseudo perfeição que não vê nela(e) em relação a estas influências.

Atualmente, a disponibilidade à informação não é ruim, pelo contrário. Em grande medida, a cirurgia plástica deixa de ser um tabu cada vez mais em função dela. Porém, temos que tomar bastante cuidado com a fonte da informação. Recentemente, a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) teve que desmentir uma informação alardeada de que o número de cirurgias plásticas na adolescência teria aumentado.

Todos temos que ter em mente que a cirurgia plástica na adolescência é um assunto que envolve importantes fatores. Ao mesmo tempo que os padrões de beleza impostos pela sociedade estimulam a fazer a cirurgia, há a idade ideal para correção. Além disso, condições clínicas, saúde, expectativas, estabilidade emocional e, principalmente, deve ser feita pela própria vontade e decisão. Tanto quanto, com o apoio dos pais ou responsáveis. As opiniões de pediatras e psicólogas(os) são consideradas se necessário.

Principais procedimentos feitos na adolescência

A cirurgia plástica devidamente indicada não prejudica o processo natural de crescimento e desenvolvimento de qualquer área do corpo do adolescente. Portanto, iniciamos o planejamento da cirurgia assim que a indicação e todos os fatores foram checados. Destacamos os procedimentos que mais fazemos em pacientes que estão na adolescência:

Otoplastia

É uma das cirurgias que pode ser feita a partir dos 6 anos. Muitas vezes, são os próprios pais quem tomam a iniciativa para corrigir as alterações anatômicas nas orelhas da(o) filha(o). A mais comum é a orelha em abano. Quem tem filhos sabe que o início da socialização deve ser acompanhado bem de perto, sobretudo porque o bullying é comum entre os colegas na escola.

Mamoplastia Redutora

A redução mamária é indicada se os seios grandes e volumosos causam dores nas costas e problemas posturais, além de preocupações cosméticas e disfunções emocionais. Frequentemente, a cirurgia é feita a partir dos 16 anos caso a adolescente tenha completado o desenvolvimento mamário.

Mamoplastia de Aumento

O aumento mamário deve ser considerado quando melhora a imagem corporal e equilibra diferenças no tamanho dos seios. Ocasionalmente, a cirurgia é feita a partir dos 16 anos.

Ginecomastia

O aumento do tecido mamário masculino é frequente entre os 13 e 14 anos. Está presente em cerca de 50% dos adolescentes em menor ou maior grau. Na maioria dos casos, é fisiológico e regride em 1 a 2 anos. Portanto, a correção é indicada após o final do estirão do crescimento, entre os 16 e 18 anos.

Lipoaspiração

A lipo só deve ser indicada aos jovens que esgotaram todos os meios de correção do peso. Ou seja, praticam exercícios e têm alimentação balanceada. Assim, a idade ideal indicada é após o final do estirão do crescimento, entre os 16 e 18 anos. Os pacientes de vem ser fisicamente saudáveis e psicologicamente estáveis.

Correção de Cicatrizes

Cicatrizes inestéticas de queimaduras, procedimentos cirúrgicos e traumas têm a indicação de correção em qualquer idade.

Rinoplastia

Problemas anatômicos no nariz podem prejudicar a respiração e, consequentemente, a qualidade de vida. Todavia, a cirurgia melhora a aparência, mas também a funcionalidade. Indicada nas idades entre 15 e 17 anos para meninas e 17 e 19 anos para meninos.

Sobretudo, vale ressaltar que somente não realizamos a Rinoplastia das cirurgias plásticas na adolescência descritas acima.

Marque sua consulta

Marque uma consulta e vamos planejar juntos sua cirurgia! Buscamos sempre o melhor resultado possível em condições de máxima segurança, desde a consulta até a sala de cirurgia.

Informações e marcação de consultas pelo celular e/ou WhatsApp (84) 98120-1771!

Mais sobre esse assunto neste site: CICATRIZES E QUELOIDES GINECOMASTIA LIPOASPIRAÇÃO MAMOPLASTIA DE AUMENTO (PRÓTESE DE MAMAS) MAMOPLASTIA REDUTORA (REDUÇÃO DE MAMAS) ORELHAS (OTOPLASTIA)