Ozonioterapia no pós da cirurgia plástica

A ozonioterapia ou ozonoterapia é uma técnica médica promissora que tem ganho destaque, especialmente no contexto do pós-operatório da cirurgia plástica estética facial e corporal. O ozônio medicinal tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, além de função imunológica. É eficaz para reduzir inflações e sua propriedade desinfetante previne infecções nos tecidos após um procedimento operatório. O objetivo é minimizar o processo de cicatrização e acelerar a recuperação de forma segura e satisfatória.

A lei que autoriza a realização da ozonioterapia como procedimento de caráter complementar foi sancionada em agosto de 2023. Sobretudo, ela tem eficácia em tratamentos realizados na região das suturas das cirurgias estéticas. Tem uma abordagem inovadora assim como a câmara hiperbárica.

O que é a ozonioterapia?

Ozonioterapia é um tratamento alternativo aplicado no pós-operatório de cirurgias estéticas que consiste em administração de uma mistura composta com o ozônio (O₃) no organismo. Ela melhora a oxigenação dos tecidos e intensifica a ação dos glóbulos vermelhos.

Pode ser feita de diversas maneiras, dependendo da cirurgia e das necessidades e desejos de cada paciente. Quer seja um procedimento tópico através do uso de bolsas plásticas com a mistura gasosa envolvendo a área a ser tratada, quer seja aplicação de injeções locais de solução líquida com o ozônio diluído.

Benefícios na cirurgia plástica

Os benefícios da ozonioterapia na cirurgia plástica estão transformando a maneira como planejamos a cirurgia estética. Principalmente, porque proporciona uma recuperação mais eficaz e satisfatória para as(os) pacientes. Entre eles:

• Redução de inchaço e hematomas A ozonioterapia demonstrou ser altamente eficaz na redução do inchaço e dos hematomas após procedimentos cirúrgicos estéticos. O ozônio ajuda a melhorar a circulação sanguínea, acelerando a eliminação de fluidos e resíduos.
  • Estímulo à cicatrização e regeneração tecidual O ozônio promove a oxigenação dos tecidos, estimulando e acelerando a regeneração celular e a cicatrização. Assim também, ajuda a evitar a formação de fibroses e seromas, resulta em cicatrizes mais discretas e proporciona uma recuperação mais rápida e eficaz. Assim, ajuda a prevenir a abertura da cicatriz nas abdominoplastias e mastopexias, por exemplo.
  • Propriedades antibacterianas e antifúngicas A ozonioterapia é conhecida por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Isso não apenas previne infecções pós-operatórias, mas também cria um ambiente de cura mais seguro e saudável.
  • Alívio da dor e do desconforto Pacientes submetidas(os) a cirurgias plásticas frequentemente relatam menos dor e desconforto quando a ozonioterapia faz parte de seu plano de recuperação. Sobretudo, ela reduz a inflamação e promove o alívio dos sintomas nas lipoaspirações, por exemplo.
  • Estímulo ao sistema imunológico A ozonioterapia fortalece o sistema imunológico, auxiliando o corpo a combater infecções e acelerando a recuperação. Sobretudo, isso é particularmente importante após procedimentos cirúrgicos, quando o corpo está mais vulnerável.
  • Recuperação mais rápida e retorno à rotina Com a ajuda do tratamento, as(os) pacientes podem retomar suas atividades diárias mais rapidamente, garantindo um processo de recuperação eficiente e menos tempo de inatividade.

Contraindicações da ozonioterapia

A ozonioterapia tem poucas contraindicações, desde que seja sempre aplicada por um profissional habilitado. Por exemplo, não é recomendada para pacientes com ausência ou deficiência da enzima G6PD (desidrogenase de glicose-6-fosfato). Sem ela, a terapia tende a causar a destruição das hemácias, células do sangue responsáveis pelo transporte do oxigênio.

Crédito da imagem: nensuria no Freepik