CIRURGIAS PLÁSTICAS REPARADORAS
Lesões de Pele

Os tumores cutâneos, que são acumulações anormais de diferentes tipos de células, podem ser de nascença ou adquiridos. Quando o crescimento é controlado e as células não se espalham para outras partes do corpo, estas formações cutâneas (tumores) são não cancerosas (benignas). Quando o crescimento é descontrolado e as células invadem tecido normal e, além disso, se espalham (formam metástases) a outras partes do corpo, os tumores são cancerosos (malignos).

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Reparadoras | Lesões de Pele

  Cuide-se: ter sempre uma pele bonita e saudável só depende de você! Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, principalmente na face, e faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele.  

BENIGNAS

Nevos

Os nevos (sinais) são pequenas formações cutâneas, geralmente escuras, que se desenvolvem a partir das células produtoras de pigmento da pele (melanócitos).

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Reparadoras | Lesões de Pele
Nevos

Os nevos têm diversos tamanhos, podem ser planos ou salientes, lisos ou rugosos (verrugosos) e, em alguns deles, crescem pelos. Em geral, são de cor parda escura ou negra, mas podem também ser cor de carne ou amarelo pardacento. Quase todos os indivíduos têm cerca de 10 sinais ou mais que, na maioria dos casos, formam-se durante a infância ou a adolescência. As células pigmentadas respondem às variações dos hormônios e, por isso, os nevos podem aparecer, aumentar de tamanho ou escurecer durante a gravidez.

Dependendo do seu aspecto e da sua localização, os nevos podem ser considerados manchas ou sinais de beleza. As lesões que se mostram pouco atraentes ou que estão localizadas em zonas onde as peças de vestuário podem irritar, devem ser extraídas. São facilmente retirados através de uma pequena cirurgia com anestesia local.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Reparadoras | Lesões de Pele
Acrocórdon

Acrocórdons

São pequenas elevações moles de pele, macias, cor de carne ou ligeiramente escuras que aparecem, normalmente, no pescoço, nas axilas e nas virilhas.

São inofensivos, mas podem ser pouco estéticos e, além disso, a roupa podem encostar e irritá-los. Nestes casos, eles precisam ser retirados.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Reparadoras | Lesões de Pele
Lipoma

Lipomas

Os lipomas são depósitos moles de gordura que crescem sob a pele, formando elevações arredondadas ou ovais.

Algumas pessoas desenvolvem apenas um lipoma, enquanto outras têm muitos. Os lipomas são mais comuns nas mulheres do que nos homens. Apesar de poderem aparecer em qualquer parte do corpo, são frequentes nos antebraços, no tronco e na parte posterior do pescoço.

Os lipomas causam problemas raramente. Alguns podem ser dolorosos. Eles podem ser tratados através de uma pequena cirurgia ou lipoaspiração.

Dúvidas?

Se quiser tirar suas dúvidas conosco sobre essa cirurgia plástica, teremos o maior prazer em responder através do Formulário de Contato.

Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

EM RESUMO

Nome técnico: Exérese de Lesão de Pele.

Parte do corpo: Qualquer.

Idade recomendada: Não há.

Pré-operatório: Exames laboratoriais.

Anestesia: Local.

Duração da cirurgia: 20 minutos.

Permanência no hospital: Não é necessário internação; o procedimento é ambulatorial.

Cicatriz: No local da lesão que se torna discreta com o passar dos meses.

Pós-operatório: Edema discreto no local por cerca de 3 a 5 dias.

Tempo de recuperação: O retorno às atividades ocorre em 48 horas na maioria dos casos.

News Letters & Comunicados

Se deseja receber as últimas novidades dos nossos vídeos e posts sobre Cirurgia Plástica diretamente no seu e-mail, por gentileza preencha todos os campos abaixo.





MALIGNAS

O que é o câncer de pele?

O câncer da pele é uma lesão formada por células que sofreram uma mutação genética e multiplicaram-se de maneira desordenada dando origem a um novo tecido (neoplasia). Eles têm a característica de se espalhar pelo corpo (metástase) e não respeitam os limites da pele normal ao redor, como as lesões benignas.

Entre as causas que predispõem esta transformação celular, está a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do Sol. O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas que ficam expostas ao Sol. Os idosos são a população mais acometida.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Reparadoras | Lesões de Pele
Câncer de pele

O que fazer para evitar o câncer de pele?

A exposição prolongada da pele ao Sol causa o envelhecimento cutâneo e predispõe ao surgimento do câncer. A proteção solar é a principal forma de prevenção da doença e tomar certos cuidados pode diminuir seus efeitos danosos do Sol.

Saiba como proteger sua pele da radiação solar:

Evite expor-se ao Sol no período entre 10 e 16 horas.

Use sempre um filtro com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao Sol e sempre reaplicando após se molhar ou transpirar excessivamente.

Use chapéus e permaneça em áreas cobertas, que bloqueiem ao máximo a passagem do Sol. Mesmo assim, use o filtro solar, pois parte da radiação ultravioleta reflete-se na areia e atinge a sua pele.

A área mais exposta é a face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas, locais comumente afetados pela doença.

Procure um dermatologista se surgirem manchas na sua pele que estão se modificando, formando "cascas" na superfície, sangrando com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.

Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele, caso seja necessário, ele encaminhará você ao cirurgião plástico para o tratamento cirúrgico.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Reparadoras | Lesões de Pele

Quando começar a proteção solar?

Comece o quanto antes. Cerca de 75% da radiação solar recebida ao longo da vida ocorre nos primeiros 20 anos. Os efeitos da radiação ultravioleta só se manifestam com o passar do tempo, as lesões começam a aparecer por volta dos 40 anos. Portanto, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.

Não tenha medo do diagnóstico. Ele salva vidas.

Procure um especialista se você tem alguma lesão suspeita na pele. Não deixe de ir, o medo só atrapalha. O câncer de pele pode e deve ser tratado e o diagnóstico precoce é muito importante para se obter a cura. Além disso, o tratamento das lesões pré-malignas (que podem dar origem ao câncer de pele) ajuda a preveni-lo..

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Reparadoras | Lesões de Pele

Uma das principais opções de tratamento é a cirurgia. Em muitos casos, utiliza-se anestesia local e a retirada é simples. Radioterapia e quimioterapia localizadas também podem ser utilizadas. Cuide-se, ter uma pele bonita e saudável só depende de você!

Seu Corpo em Perfeita Harmonia

Rua Duodécimo Rosado, 322    Nova Betânia    CEP 59603-020    Mossoró/RN    e +55 (84) 9-8126-0770    +55 (84) 3321-4918