CIRURGIAS PLÁSTICAS ESTÉTICAS
Cirurgia Plástica para correção de Ginecomastia

Todo os homens sonham em ter um peitoral bem desenvolvido. Para isso, trabalham pesado nas academias para desenvolver um visual bonito e isto envolve mamas proporcionais e simétricas. Quando os homens começam a apresentar um pouco de excesso de peso, as mamas podem crescer e causar desconforto.

Ginecomastia é o termo utilizado para descrever a presença de mamas femininas no homem. O aparecimento das mamas pode ser provocado tanto por excesso de glândula quanto de gordura.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Ginecomastia

As causas são variadas e podem ser de origem genética, hormonal ou medicamentosa. Porém, em grande parte (90%) dos homens a causa não pode ser descoberta. Entre as causas identificáveis estão obesidade, ingestão de hormônios anabolizantes, ingestão excessiva de álcool e drogas (como maconha, por exemplo). Distúrbios hormonais também podem induzir ginecomastia, como produção excessiva de prolactina (hormônio produtor de leite), problemas na glândula hipófise e/ou no sistema nervoso central (hipotálamo).

Desta forma, devido às inúmeras causas possíveis, uma investigação detalhada é fundamental.

Marque sua consulta e saiba mais sobre cada detalhe desta cirurgia. Se você não estiver satisfeito com o seu corpo, mude! Apresentar um visual harmônico e bonito só depende de você.

Indicação

Homens com mamas grandes. As aréolas também podem estar crescidas e assimétricas e necessitar de tratamento também.

Pré-Operatório

São realizados exames de ultrassonografia das mamas, exames laboratoriais, exames cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 modeladores corporais em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não vir com acessórios como brincos, anel e colar.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região das mamas, onde as incisões serão realizadas.

Anestesia geral.

Ginecomastia é o termo utilizado para descrever a presença de mamas femininas no homem. Se você não estiver satisfeito com o seu corpo, não se preocupe, existe uma solução para o problema. O importante é estar de bem com a vida!

Técnica cirúrgica

As glândulas excedentes podem ser retiradas através de uma incisão em forma de arco na metade inferior ao redor da aréola deixando uma pequena porção de tamanho adequado.

Quando é necessário reduzirmos a quantidade de pele da mama, a incisão é feita em toda a circunferência da aréola. Quando há apenas excesso de gordura sem excesso glandular, realizamos uma lipoaspiração através de duas pequenas incisões em cada mama. Quando o quadro é combinado, com aumento tanto de glândula quanto de gordura, os procedimentos são combinados também, com um bom resultado final. Além disso, utilizamos drenos a vácuo para aspiração de secreções.

Tempo de cirurgia

Em média 2 horas.

Tempo de internação

De 12 a 24 horas.

Pós-operatório

A cirurgia costuma apresentar um pós-operatório tranquilo, com dor muito discreta que costuma ceder com analgésicos comuns.

São utilizados drenos de aspiração para evitar o acúmulo de secreções. Os pontos começam a ser retirados com 1 semana.

Além de uso do modelador corporal por 45 dias, são necessárias sessões de drenagens linfáticas manuais com uso de ultrassom por cerca de 4 a 6 semanas.

Proteção solar é fundamental por pelo menos 6 meses.

Há alguma alteração de sensibilidade nos mamilos durante os primeiros meses, que regride na maioria dos casos.

Resultados

O edema formado no local é reabsorvido substancialmente até o término do primeiro mês. Após este período, as mamas apresentam um resultado bem próximo do final, de modo que em seis meses os resultados são definitivos. Uma atividade física do tipo musculação, direcionada para os peitorais, contribui muito para um melhor resultado. Desta forma, mantenha-se sempre saudável porque, caso haja aumento de peso, as mamas podem crescer novamente devido ao excesso de gordura. A operação traz benefícios que incluem um peito firme e simétrico, conquistas que aumentam muito a autoconfiança.

Dúvidas?

Se quiser tirar suas dúvidas conosco sobre essa cirurgia plástica, teremos o maior prazer em responder através do Formulário de Contato.

Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

News Letters & Comunicados

Se deseja receber as últimas novidades dos nossos vídeos e posts sobre Cirurgia Plástica diretamente no seu e-mail, por gentileza preencha todos os campos abaixo.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

A cirurgia de correção de ginecomastia deixa cicatrizes?

Sim, na transição entre a pele e a aréola. São cicatrizes que, após o término do amadurecimento, tornam-se finas e discretas.

Ouvi dizer que alguns pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis. Por que isso acontece?

Certos pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência é avaliada durante a consulta inicial, quando é feita uma investigação detalhada abordando aspectos pessoais e familiares sobre o problema.

Existe correção para cicatrizes hipertróficas e quelóides?

Sim, existem vários recursos clínicos e cirúrgicos que nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas. Desta forma, o acompanhamento no período após a cirurgia é fundamental para que possamos detectar alterações cicatriciais e atuar precocemente em seu tratamento. Recomendamos a leitura dos textos sobre estes assuntos na página Cicatrizes e Quelóides deste site.

Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?

Somente entre o 4º e 6º mês é que as mamas atingirão sua forma definitiva.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Ginecomastia

Existe risco de complicações nesta cirurgia?

Sim, toda cirurgia apresenta riscos. No entanto, raramente a cirurgia plástica de correção da ginecomastia sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de controlarmos os riscos e de ser uma cirurgia de pequeno a médio porte em que não há manipulação de nenhum órgão vital. A complicação mais frequente desta cirurgia é o seroma (acúmulo de líquido na região operada). Sangramentos e infecções também podem ocorrer.

O pós-operatório da cirurgia mamária é doloroso?

Geralmente não. Para casos de pacientes com mais sensibilidade, utilizamos analgésicos simples para controlar a dor.

São utilizados drenos?

Devido aos grandes descolamentos realizados na cirurgia, a produção de líquidos aumenta, deste modo, é necessário utilizar drenos para evitar que estes líquidos se acumulem. Em casos menores, podemos abrir mão do dreno.

São utilizados curativos?

Sim. Curativos especiais com rayon, gaze e micropore são utilizados nos primeiros 3 dias. Após este período, é recomendado utilizar hidratantes na região e, após a retirada dos pontos, massagem local.

Quando tomarei banho completo?

Geralmente 48 horas após a cirurgia.

Quando são retirados os pontos?

Os pontos começam a ser retirados com 7 dias.

Quando poderei retomar os exercícios físicos?

Exercícios, tipo caminhada e esteira, podem ser iniciados após 10 dias. As atividades de musculação que envolvam o peitoral, somente 45 dias após a cirurgia.

CRONOGRAMA PARA RETOMADA DA ATIVIDADE FÍSICA (EM DIAS)

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Atividade Física

1º ao 10º

Não praticar atividades físicas. Evite elevar os braços acima dos ombros.

11º ao 20º

Exercícios mais leves estão liberados, como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

21º ao 45º

Aumente a intensidade dos exercícios gradativamente. Elevação de cargas liberada.

A partir do 46º

Retorno às atividades normais. Musculação e corridas são permitidas. Esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

EM RESUMO

Nome técnico: Tratamento Cirúrgico da Ginecomastia.

Parte do corpo: Mamas (masculinas).

Idade recomendada: Após o término do desenvolvimento das mamas, geralmente depois da adolescência.

Pré-operatório: Exames de laboratório, cardiológico e de imagem, incluindo ultrassonografia de mamas. Fotografias.

Anestesia: Geral.

Duração da cirurgia: Em média 2 horas.

Permanência no hospital: Curta, cerca de 12 horas na maioria dos casos.

Cicatriz: Ao redor da aréola, finas e discretas.

Pós-operatório: Curativo no local da incisão, modelador durante 45 dias e drenagens linfáticas manuais.

Tempo de recuperação: Cerca de 2 semanas.

Seu Corpo em Perfeita Harmonia

Rua Duodécimo Rosado, 322    Nova Betânia    CEP 59603-020    Mossoró/RN    e +55 (84) 9-8126-0770    +55 (84) 3321-4918