CIRURGIAS PLÁSTICAS ESTÉTICAS
Mamoplastia Redutora: Cirurgia Plástica para Redução das Mamas

Quem pensa que os cirurgiões plásticos reduzem os seios das pacientes se baseando apenas no bom senso ou no pedido da paciente, está enganada. Existe um cálculo que é feito para descobrir qual a posição certa para se obter mamas harmoniosas.

Ter os seios iguais aos daquela atriz ou amiga pode ser o parâmetro usado por algumas mulheres que desejam fazer cirurgia plástica para mudar o visual dessa região, mas a escolha de um “modelo” de seio não é tão simples assim! Antes de tudo, é preciso lembrar que cirurgia é coisa séria e o seu resultado não pode ser baseado apenas em fotografia. Durante a sua consulta, são feitas uma série de perguntas e tiradas várias medidas dessa parte do corpo. Depois, baseado nestas informações, são considerados fatores como peso, altura e largura do tórax para chegar à conclusão sobre qual o tamanho de mama que mais se adapta à sua estrutura.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Mamoplastia Redutora

Embora os seios grandes estejam na moda, algumas pessoas que sofrem de hipertrofia mamária não estão satisfeitas com sua aparência, sofrem com problemas na coluna e sentem-se constrangidas em usar biquínis e blusas pequenas. Além disso, problemas de pele, como dermatite no sulco da mama, sobrepeso e comprometimento psicológico também são comuns.

As mamas possuem uma consistência rígida, após a puberdade, devido à grande quantidade de tecido mamário em sua composição. Com o passar dos anos, existe uma substituição natural deste tecido por gordura, o que diminui muito a consistência e a vitalidade. Alguns fatores aceleram este processo, como a gravidez, amamentação e grandes ganhos de peso seguido de emagrecimento.

Saiba que muitos problemas têm solução, assim se você não estiver satisfeita com o seu corpo, mude! Muitas escolhas só dependem de você.

Indicação

A Mamoplastia Redutora é indicada para a redução de mamas volumosas. Para reposicionar mamas caídas utilizamos o lifting de mamas (recomendamos a leitura dos textos sobre esta cirurgia na página Mastopexia deste site). Durante a cirurgia também temos a oportunidade de corrigir eventuais assimetrias entre as mamas, sejam elas assimetrias de tamanho ou de posicionamento (uma mama mais caída que a outra, por exemplo).

  A Mamoplastia Redutora é a cirurgia plástica estética que remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo. É indicada para aliviar o desconforto causado por seios muito grandes. Sentir-se linda, sensual e com tudo no lugar certo! Você merece!  

Pré-Operatório

São realizados exames de mamografia e ultrassonografia das mamas, exames laboratoriais, exames cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 soutiens em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região das mamas, onde as incisões serão realizadas.

Anestesia

Utilizamos a anestesia geral.

Técnica cirúrgica

Existem inúmeras técnicas cirúrgicas para a realização de mamoplastias redutoras e mastopexias. As técnicas utilizadas mais frequentemente deixam uma cicatriz em forma de T invertido, ou seja, vertical a partir da aréola e horizontal no sulco existente entre a mama e o tórax. Porém, algumas cirurgias podem ser realizadas deixando apenas uma cicatriz vertical ou periareolar. Devido à grande variedade de técnicas, é muito importante uma avaliação pré-operatória criteriosa.

É realizado um descolamento das mamas separando dos músculos peitorais, após a retirada do excesso de tecido, aplicamos uma montagem com pontos de fixação e fechamento da pele com fios adequados.

Tempo de cirurgia

Cerca de 3 horas.

Tempo de internação

Por volta de 24 horas.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Mamoplastia Redutora

Pós-operatório

A mamoplastia redutora costuma apresentar um pós-operatório tranquilo, com dor muito discreta que costuma ceder com analgésicos comuns.

São utilizados drenos de aspiração para evitar o acúmulo de secreções. Além disso, os pontos começam a ser retirados com 1 semana.

Recomenda-se evitar dormir de lado durante 10 dias e movimentar os braços acima do nível dos ombros durante 3 semanas.

De qualquer forma, não se deve dispensar o uso do soutien por 2 meses e realizar sessões de drenagens linfáticas manuais com uso de ultrassom por cerca de 4 a 6 semanas.

Há alguma alteração de sensibilidade nos mamilos, durante os primeiros meses, que regride na maioria dos casos.

Proteção solar é fundamental durante 6 meses.

Resultados

Inchaço é esperado e por volta do 3º mês já diminuiu cerca de 70%. Durante os primeiros 3 meses a mama deixa de ter uma forma de cone para apresentar um formato mais natural e arredondado na região inferior, este processo é conhecido como báscula e ocorre em todos os casos. Resultados definitivos são alcançados entre 6 meses e 1 ano após a cirurgia.

Dúvidas?

Se quiser tirar suas dúvidas conosco sobre essa cirurgia plástica, teremos o maior prazer em responder através do Formulário de Contato.

Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

News Letters & Comunicados

Se deseja receber as últimas novidades dos nossos vídeos e posts sobre Cirurgia Plástica diretamente no seu e-mail, por gentileza preencha todos os campos abaixo.





PERGUNTAS E RESPOSTAS

A cirurgia de mamoplastia é arriscada?

A incidência de complicações em cirurgia plástica de mama é muito rara. Uma avaliação criteriosa, indicando o procedimento somente em pacientes sadias ou com doenças controladas, reduz muito as complicações.

As cicatrizes são visíveis?

Ficam localizadas ao redor das aréolas, entre elas e o sulco e no sulco mamário constituindo um T invertido. Inicialmente vermelhas e escuras, vão clareando com os meses, tornando-se finas e claras após cerca de 1 ano. De modo que todas as cicatrizes fiquem dentro da área coberta pelo biquíni ou soutien.

Como ficarão minhas mamas no pós-operatório? Quais serão as mudanças?

O volume será definido de forma a manter a harmonia do corpo, podendo optar por mamas um pouco mais fartas ou menores. Além disso, elas serão menos flácidas, mais rijas e elevadas, melhorando o aspecto dos colos e dos bicos.

A gravidez compromete o resultado da cirurgia plástica?

Com a gestação, há um aumento do volume das mamas devido à produção de leite. Dependendo da qualidade da pele da paciente, pode ocorrer uma pequena queda, mas na maioria das vezes, o resultado não fica comprometido.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Mamoplastia Redutora

São utilizados drenos?

Devido aos grandes descolamentos realizados na cirurgia, a produção de líquidos fica aumentada, deste modo, é necessário utilizar drenos para evitar que estes líquidos se acumulem. Em casos menores podemos abrir mão do dreno.

O pós-operatório é doloroso?

Não. Na maioria dos casos o uso de analgésicos e anti-inflamatórios torna o pós-operatório confortável.

Quanto tempo depois da cirurgia posso tomar banho completo?

O ideal é depois de 24 horas.

Após quantos dias os pontos podem ser retirados?

Geralmente, os pontos começam a ser retirados com 7 dias. Nas visitas seguintes, os pontos continuam sendo retirados até a 3ª semana.

Quando posso voltar a trabalhar e praticar exercícios?

Em profissões que não exigem esforços, como atividades administrativas, o retorno é liberado com 10 a 14 dias. Já em atividades sem esforços físicos, os exercícios são liberados com 2 semanas. Além disso, atividades aeróbicas, tipo caminhada, com 30 dias e atividades que exigem esforços, como academia, com 2 meses.

CRONOGRAMA PARA RETOMADA DA ATIVIDADE FÍSICA (EM DIAS)

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Atividade Física

1º ao 20º

Não praticar atividades físicas. Evite elevar os braços acima dos ombros.

21º ao 60º

Exercícios mais leves estão liberados, como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

A partir do 61º

Retorno às atividades normais. Musculação e corridas são permitidas. Esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

EM RESUMO

Nome técnico: Mamoplastia Redutora.

Parte do corpo: Mamas.

Idade recomendada: Após o término do desenvolvimento das mamas, geralmente depois da adolescência.

Pré-operatório: Exames de laboratório, cardiológico e de imagem, incluindo mamografia e ultrassonografia de mamas. Fotografias.

Anestesia: Geral.

Duração da cirurgia: Em média 3 horas.

Permanência no hospital: Curta, cerca de 24 horas.

Cicatriz: Ao redor da aréola, vertical abaixo do bico e no sulco da mama, finas e discretas.

Pós-operatório: Curativo no local da incisão, soutien durante 2 meses e evitar dormir de bruços durante 10 dias.

Tempo de recuperação: Cerca de 3 semanas.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Mamoplastia Redutora

Seu Corpo em Perfeita Harmonia

Rua Duodécimo Rosado, 322    Nova Betânia    CEP 59603-020    Mossoró/RN    e +55 (84) 9-8126-0770    +55 (84) 3321-4918