CIRURGIAS PLÁSTICAS ESTÉTICAS
Mamiloplastia e Areoloplastia: Cirurgias Plásticas dos Mamilos e Aréolas

As aréolas e os mamilos são estruturas estéticas fundamentais para mulheres e homens. Boa parte da beleza das mamas concentra-se neles, por isso toda vez que estamos diante de alterações e deformidades nessas estruturas, os danos são muito sérios e em muitas ocasiões há comprometimento psicológico suficiente para fazer com que a pessoa tenha vergonha de se expor.

Nas mulheres, devido às características genéticas e hormonais, as aréolas podem crescer demasiadamente na adolescência ou após a amamentação. Além disso, pode ocorrer aumento excessivo do bico ou a sua inversão.

No caso dos homens, comumente a cirurgia está relacionada à ginecomastia (aumento das mamas masculinas). Desta forma, a correção dos bicos é muito importante nesses casos, porque os pacientes passam a limitar suas atividades em decorrência da insatisfação com esta parte do corpo, tendo vergonha, até mesmo, de tirar a camisa durante uma prática desportiva.

Independente de qualquer coisa, uma avaliação com o seu cirurgião é o melhor começo para um tratamento bem sucedido, já que uma aréola e mamilos bem posicionados e sem alterações são fundamentais para uma bela mama.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Mamilos e Aréolas

Indicação e técnica cirúrgica

Redução do Mamilo: A técnica vai variar de acordo com a forma do mamilo, quando compridos, podem ser corrigidos através de uma incisão circular na sua base retirando um anel de pele. Esta técnica preserva a sensibilidade e grande parte dos canais por onde passa o leite materno. Para os mamilos que são grossos, é retirada uma pequena porção dele, também mantendo a maioria dos canais de leite. Além disso, pode ser feita uma associação entre os dois procedimentos quando há uma combinação das duas alterações.

Mamilo Invertido: Aqui o objetivo é “puxar” o mamilo para fora. Para isso, é necessário romper os ligamentos que o prendem, utilizando uma incisão no meio da aréola, através da qual conseguimos aproximar os tecidos para evitar que o problema volte.

Mamilo Duplo (Bífido): Neste procedimento, é retirada a porção que separa os 2 mamilos, criando assim um só mamilo.

Ausência de Mamilo: Existem técnicas que permitem fazer um avanço dos tecidos no local para criarmos novos mamilos.

Aréola Grande: A redução permite que a paciente escolha qual o novo tamanho desejado. Para isso, retiramos uma porção em formato de anel e aproximamos a pele na nova aréola.

Aréola Pequena: Aqui o objetivo é contrário ao anterior. Para isso, retiramos uma faixa de pele ao redor da aréola e realizamos a expansão da mesma. Porém, é preciso ter cuidado com o risco de alargamento da cicatriz nestes casos.

Reconstrução Completa de Aréola e Mamilo: A reconstrução da aréola é feita com enxerto de pele retirado da virilha ou através de tatuagem ou pigmentação, mimetizando a aréola contralateral. No caso dos mamilos, a pele pode ser retirada do lóbulo da orelha, da própria região ou do mamilo da outra mama, caso haja disponibilidade.

  Boa parte da beleza dos seios está nos mamilos e aréolas. Muitas imperfeições deles podem ser corrigidas pelas cirurgias plásticas conhecidas como Mamiloplastia e Areoloplastia.  

Pré-Operatório

São realizados exames de mamografia e ultrassonografia das mamas, exames laboratoriais e fotografias.

Adquirir 2 soutiens em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região das mamas, onde as incisões serão realizadas.

Anestesia

Anestesia local ou local com sedação.

Tempo de cirurgia

Cerca de 1 hora.

Tempo de internação

Não há necessidade de internação. Os procedimentos são realizados em caráter ambulatorial (Dayhospital).

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Mamilos e Aréolas

Pós-operatório

A correção dos mamilos e aréolas costuma apresentar um pós-operatório tranquilo, com dor muito discreta que costuma ceder com analgésicos comuns porque a área manipulada é pequena e, consequentemente, o inchaço também.

De qualquer modo, são aplicados curativos especiais que variam de acordo com a cirurgia realizada, por exemplo, em casos de reconstrução de novo mamilo, o curativo não pode fazer pressão na região, já nas reduções, as compressões são mais toleradas.

Os pontos começam a ser retirados com uma semana e recomenda-se o uso de soutien por 1 mês. Além disso, há alguma alteração de sensibilidade durante os primeiros meses, que regride na maioria dos casos.

A proteção solar é fundamental por pelo menos 6 meses.

Resultados

Algum inchaço é esperado, mas ele vai cedendo gradualmente, de modo que por volta de 2 semanas está resolvido. Os Resultados definitivos são alcançados entre 6 meses e 1 ano após a cirurgia porque é quando as cicatrizes já estarão maduras e claras.

Dúvidas?

Se quiser tirar suas dúvidas conosco sobre essa cirurgia plástica, teremos o maior prazer em responder através do Formulário de Contato.

News Letters & Comunicados

Se deseja receber as últimas novidades dos nossos vídeos e posts sobre Cirurgia Plástica diretamente no seu e-mail, por gentileza preencha todos os campos abaixo.





CRONOGRAMA PARA RETOMADA DA ATIVIDADE FÍSICA (EM DIAS)

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Atividade Física

1º ao 20º

Não praticar atividades físicas. Evite elevar os braços acima dos ombros.

21º ao 60º

Exercícios mais leves estão liberados, como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

A partir do 61º

Retorno às atividades normais. Musculação e corridas são permitidas. Esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Mamilos e Aréolas

EM RESUMO

Nome técnico: Mamiloplastia e Areoloplastia.

Parte do corpo: Mamilos e aréolas.

Idade recomendada: Após o término do desenvolvimento das mamas, geralmente depois da adolescência.

Pré-operatório: Exames de laboratório e de imagem, incluindo mamografia e ultrassonografia de mamas. Fotografias.

Anestesia: Local com sedação.

Duração da cirurgia: Em média 1 hora.

Permanência no hospital: Curta, cerca de 6 horas.

Cicatriz: Discretas e variáveis, ao redor das aréolas e nos mamilos a depender de cada caso.

Pós-operatório: Curativo no local da incisão, soutien durante 1 mês e proteção solar rigorosa.

Tempo de recuperação: Cerca de 2 semanas.

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Mamilos e Aréolas

Seu Corpo em Perfeita Harmonia

Rua Duodécimo Rosado, 322    Nova Betânia    CEP 59603-020    Mossoró/RN    e +55 (84) 9-8126-0770    +55 (84) 3321-4918