CIRURGIAS PLÁSTICAS ESTÉTICAS
Lipoescultura

Ter um corpo com curvas bem definidas, barriga sequinha e bumbum redondinho é o sonho de todas as mulheres! São horas de malhação, dieta balanceada e tratamentos estéticos para conquistar um shape bacana. Mas se estas medidas não são suficientes para adquirir o corpão tão almejado, optar pela cirurgia plástica pode ser a sua saída.

Dr Frederico Fernandes | Lipoescultura

Que mulher não gostaria de se livrar da barriga e garantir um bumbum perfeito ao mesmo tempo, sem precisar passar por mais de uma cirurgia? Com a ajuda da Lipoescultura, isso é possível. E muitas mulheres já descobriram isto, tanto que no consultório, 50% das pacientes que procuram a lipoaspiração optam pela lipoescultura. Olhar no espelho e gostar do que está vendo é fundamental para ser feliz consigo mesma, ter autoestima elevada, sentir-se mais confiante no trabalho e na vida pessoal. Isto sem mencionar que há uma forte pressão social que determina o quanto as pessoas precisam ser magras e estar com tudo em cima.

Quem busca a lipoescultura quer mais do que eliminar as gordurinhas em excesso, quer o corpo mais perfeito possível dentro de sua estética corporal, curvas mais precisas e contornos mais agradáveis. Além disso, a possibilidade de usar essa gordura para modelar outras partes do corpo que estejam faltando, como glúteos, sulcos da face e lábios ou para corrigir depressões e imperfeições no corpo é um atrativo e tanto.

O corpo pode ser trabalhado de forma artística para obtermos um contorno corporal bonito e desejado. A presença da barriguinha saliente, culotes e aqueles pneuzinhos podem ser por causa de depósitos de gordura aumentados. Estes depósitos são tratados através da Lipoaspiração, que é uma abordagem no subcutâneo da paciente visando a valorização das curvas, saliências e depressões. Recomendamos a leitura dos textos sobre este assunto na página Lipoaspiração deste site.

Quando o cirurgião utiliza a própria gordura da paciente retirada de locais indesejáveis e a coloca em locais com pouco tecido (lipoenxertia), esculpindo artisticamente o contorno da paciente, este procedimento chamamos de lipoescultura. Deste modo, não há lipoescultura sem lipoaspiração, os dois procedimentos estão, obrigatoriamente, associados.

Indicação

A lipoaspiração tem o objetivo de reduzir o volume de gordura corporal em áreas localizadas, propiciando ao paciente um melhor contorno corporal. Deste modo, ao contrário do que muitos pensam, a lipoaspiração não é indicada para perder peso, uma vez que a maior mudança acontece na silhueta corporal e não na balança.

Utilizamos a gordura procedente da lipoaspiração para correção de inúmeros problemas, podemos citar os principais: preenchimento de rugas e sulcos faciais, melhora do contorno da mandíbula, preenchimento de depressões e sequelas de cicatrizes nas diversas regiões do corpo, dorso, abdome e flancos.

A lipoescultura pode complementar o tratamento da celulite grave, principalmente no bumbum. Esta região pode receber um volume de gordura considerável nos casos de glúteos pequenos. As áreas acima dos culotes podem estar deprimidas e apresentarem melhora substancial com o enxerto de gordura. Além disso, as coxas também podem ter seu volume aumentado, principalmente nas regiões mediais.

Dados de pesquisa mostram que esta gordura também pode ser utilizada nas mamas, aumentando o volume local em substituição à prótese de silicone, mas ainda não há recomendação para a execução deste procedimento porque estamos em fase de estudos.

  Que mulher não gostaria de se livrar da barriga e garantir um bumbum perfeito ao mesmo tempo? Com a ajuda da Lipoescultura, isso é possível! Lipoescultura: corpo com curvas mais precisas e contornos mais agradáveis!  

Pré-Operatório

São realizados exames de ultrassonografia de abdome e parede abdominal nos casos pertinentes, exames laboratoriais, exames cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 modeladores corporais em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região a ser tratada, onde as aspirações serão realizadas.

Anestesia

Poderá ser utilizada anestesia local com sedação, peridural ou anestesia geral, dependendo da área operada, do volume de gordura a ser aspirado e das áreas sem volume a serem enxertadas (esculpidas).

Técnica cirúrgica

Na lipoaspiração, realizamos a retirada de gordura em áreas distintas do corpo através de pequenos orifícios na pele, nos quais inserimos cânulas de variados tamanhos que, conectadas a um aspirador à vácuo, aspiramos a gordura para um frasco externo. Mais detalhes técnicos sobre a lipoaspiração podem ser encontrados na área pertinente do site.

A gordura retirada na lipoaspiração pode ser processada, obtendo assim, células de gordura que podem ser armazenadas num recipiente em conjunto com um pouco de sangue obtido do próprio local operado. Utilizando seringas e cânulas especiais, estas células são injetadas nas regiões deprimidas e retraídas sem deixar cicatrizes no local. Muitas vezes, utilizamos este recurso para aumentar o bumbum e as coxas também. Além disso, são realizadas massagens para moldarmos o contorno corporal após a injeção.

As células gordurosas injetadas permanecem vivas após contato com o local receptor, porém cerca de 40% da quantidade de gordura injetada é reabsorvida pelo organismo. Deste modo, optamos por uma sobrecorreção do local já prevendo que haverá uma absorção parcial do enxerto.

Dr Frederico Fernandes | Lipoescultura

Tempo de cirurgia

Os enxertos de gordura aplicados para dar o contorno corporal na paciente são indicados no final da lipoaspiração e duram cerca de 1 hora em média.

Tempo de internação

Geralmente de 12 a 24 horas, dependendo do tamanho da lipoaspiração / lipoescultura.

Pós-operatório

Como a associação com a lipoaspiração é fundamental e as orientações de pós-operatório são comuns, apresentamos as orientações gerais na página Lipoaspiração deste site. Desta forma, decidimos destacar aqui as informações que são particulares da lipoescultura.

São indicadas sessões de drenagem linfática com uso do ultrassom que devem ser iniciadas no 3º dia de pós-operatório com um número mínimo de 3 sessões semanais. Esta terapia ajuda na regressão do edema e na diminuição do endurecimento (fibrose) das áreas lipoaspiradas.

Em hipótese alguma as áreas que receberam as gorduras (enxertos) podem ser manipuladas, tanto com massagens quanto com ultrassom. Desta forma, a comunicação entre cirurgião, paciente e terapeuta é muito importante para garantirmos um bom resultado.

Cuidados específicos são recomendados, por exemplo, se for feito enxerto de gordura no bumbum, recomendamos que a paciente não permaneça muito tempo deitada com o glúteo para baixo, evitando assim uma maior reabsorção. As orientações detalhadas são dadas no consultório para cada região tratada.

Resultados

O resultado definitivo da lipoaspiração / lipoescultura é obtido após o 6º mês de cirurgia. No entanto, a diminuição do inchaço chega a 80% após o 3º mês, o que permite à paciente ter uma boa noção de como será o resultado tão desejado.

Dúvidas?

Se quiser tirar suas dúvidas conosco sobre essa cirurgia plástica, teremos o maior prazer em responder através do Formulário de Contato.

Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

DEPOIMENTOS

  Não poderia deixar de comentar: hoje está fazendo um mês que fiz a lipoescultura e estou ótima e muito satisfeita com o resultado. Sem dúvida, o Dr Frederico Fernandes não é somente um médico cirurgião plástico, mas um artista e um escultor que sabe alinhar, equilibrar as medidas e suavizar as formas e as curvas... harmonizando tudo com precisão, perfeição e beleza. Meu agradecimento profundo a seu talento e sensibilidade, assim como toda a sua equipe que soube me dar confiança e acompanhamento. Isso tudo é prova do mais alto profissionalismo e eficiência. Sinto-me linda, feminina e autoconfiante... Parabéns!    M. J. R.

  Todas as pessoas desejam sentir-se bem, mais atraentes e em paz consigo mesmas. E foi através do Dr Frederico Fernandes que pude alcançar essa harmonia. Há tempos sonhava em poder melhorar meu corpo e eliminar aquelas gordurinhas localizadas que insistem em permanecer por mais dieta e malhação que façamos, e assim conquistar contornos mais harmoniosos. Quando tomei a decisão e comecei a falar sobre o assunto com as pessoas ao meu redor, o primeiro nome em evidência foi o de Dr Fred. Então, ao partir para a pesquisa, pude constatar toda sua capacidade técnica. Entretanto, eu não tinha ideia de que, por trás de todas aquelas referências e aquele currículo notável, existia um profissional tão atencioso, humano, respeitoso e apaixonado pelo que faz. O que mais me impressionou antes, durante e depois da minha operação foi ver como toda sua equipe trabalha de forma coordenada e inteiramente voltada ao nosso bem estar: cuidado, respeito e atenção como nunca havia visto, mesmo trabalhando há mais de 5 anos em clínicas médicas e rodeada de profissionais de todos as espécies. Com relação ao pós-operatório, foi muito mais tranquilo do que o esperado. É incrível como cada dia faz toda a diferença. Cada dia você está muito melhor do que no dia anterior. Em dez dias eu já voltei às minhas atividades rotineiras (trabalho, casa e filhos). Atualmente, encontro-me com dois meses apenas de operada e já me sinto extremamente satisfeita com o resultado. Tudo mudou. Além do meu corpo, o jeito com que me vejo, como me sinto, a minha relação conjugal, enfim, tudo está melhor. Tenho plena consciência que a escolha do meu profissional foi essencial tanto para o meu resultado como para a segurança e tranquilidade de todo meu procedimento. Aproveito o espaço para, mais uma vez, reiterar os meus agradecimentos ao Dr Frederico Fernandes e toda a sua equipe (anestesista, enfermeira, esteticista, atendente e todos os demais). Obrigada por todo carinho, respeito e atenção que me foi dada. Que Deus abençoe todos vocês!    A. P. B.

  Há algum tempo tinha esse sonho de fazer minha cirurgia plástica (lipoescultura), mas também tinha muito receio. Já havia consultado outros profissionais e achava que a mesma só seria possível ser feita em grandes centros. Por indicação de uma amiga, conheci a clínica e fui atendida pelo Dr Frederico Fernandes. Logo na primeira consulta descobri que tinha encontrado um bom profissional e que estava em boas mãos. De fato, eu não me equivoquei. O Dr Fred é um excelente profissional e minha cirurgia foi um sucesso!    L. A. S.

News Letters & Comunicados

Se deseja receber as últimas novidades dos nossos vídeos e posts sobre Cirurgia Plástica diretamente no seu e-mail, por gentileza preencha todos os campos abaixo.





PERGUNTAS E RESPOSTAS

Para qual tipo de paciente a lipoescultura está indicada?

O paciente ideal apresenta peso adequado para sua altura e idade. Há alterações de distribuição na gordura localizada que provoca perda do contorno corporal em áreas sem volume ou deprimidas. Desta forma, a aplicação de gordura nestes locais melhora o aspecto e quanto mais tecido elástico a pele possuir melhor o resultado.

A lipoescultura pode ser feita em qualquer região do corpo?

Ela não deve ser realizada em regiões de articulação e próximas de nervos, artérias e veias, não é recomendado também em antebraços e panturrilhas. As outras regiões podem ser tratadas.

Podem ocorrer complicações?

Não é comum, mas as possíveis são hematoma (acúmulo de sangue), seroma (acúmulo de líquido), infecção nos locais dos enxertos e assimetrias. Porém, as complicações podem ser reduzidas com uma avaliação pré-operatória minuciosa.

Existe alteração de sensibilidade no local operado?

É comum a diminuição da sensibilidade devido ao inchaço da região, mas é temporária.

Dr Frederico Fernandes | Lipoescultura

Há muita dor no pós-operatório?

A queixa de dor varia de paciente para paciente, mas geralmente a lipoescultura é um procedimento pouco doloroso, de qualquer forma a utilização de analgésicos tornam o pós-operatório confortável.

É recomendável fazer drenagem linfática durante o pós-operatório?

Atenção para esta pergunta porque a resposta é sim. A drenagem linfática é obrigatória nas áreas lipoaspiradas e nunca nas áreas que receberam enxerto de gordura. Este procedimento diminui o inchaço e o desconforto após a cirurgia. Ela deve ser iniciada no 3º dia de pós-operatório, com frequência mínima de 3 sessões semanais podendo ser diária. Isto irá reduzir muito a incidência de fibrose e retrações.

Como é a evolução no pós-operatório?

Ao término da cirurgia o resultado do novo contorno do corpo já pode ser observado. Após algumas horas, nas áreas lipoaspiradas inicia-se um processo inflamatório com inchaço que oculta o resultado. Além disso, durante as 3 primeiras semanas, parte do enxerto aplicado é reabsorvido e desaparece, nesta ocasião já dá para visualizar parte do resultado obtido na escultura. Com o decorrer dos meses, o corpo passa a apresentar a forma desejada.

Em quanto tempo obtenho o resultado final?

A absorção da gordura varia de paciente para paciente, porém resultados definitivos podem ser visualizados após 6 meses.

CRONOGRAMA PARA RETOMADA DA ATIVIDADE FÍSICA (EM DIAS)

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Atividade Física

1º ao 7º

Não praticar atividades físicas.

8º ao 15º

Reiniciar com caminhadas leves com duração de 20 minutos.

16º ao 30º

Alongamentos, bicicleta ergométrica, hidroginástica e atividades sem contato físico, como musculação, estão liberadas.

A partir do 31º

Retorno às atividades habituais.

EM RESUMO

Nome técnico: Lipoescultura.

Parte do corpo: Face, dorso, abdome, flancos, glúteos (bumbum), culotes e coxas.

Idade recomendada: Não há restrição de idade.

Pré-operatório: Exames de laboratório, cardiológico e de imagem, incluindo ultrassonografia de abdome e parede abdominal. Fotografias.

Anestesia: Peridural ou geral.

Duração da cirurgia: Em média 1 hora, tempo destinado para a aplicação dos enxertos.

Permanência no hospital: Cerca de 24 horas.

Cicatriz: Pequenas, localizadas em pontos escondidos sobre a roupa de banho.

Pós-operatório: Dor moderada, cinta modeladora por 2 meses, contra-indicada drenagem linfática manual nas áreas que receberam gordura.

Tempo de recuperação: Em média 2 semanas.

Dr Frederico Fernandes | Lipoescultura

Seu Corpo em Perfeita Harmonia

Rua Duodécimo Rosado, 322    Nova Betânia    CEP 59603-020    Mossoró/RN    e +55 (84) 9-8126-0770    +55 (84) 3321-4918