CIRURGIAS PLÁSTICAS ESTÉTICAS
Lipoaspiração

Seios fartos, bumbum à brasileira ou cintura fininha. Vamos combinar que a moda varia bastante, mas mesmo assim, a Lipoaspiração não sai nunca do top 5 das mais pedidas no consultório. E não é à toa.

A lipoaspiração é uma abordagem no subcutâneo da paciente visando a valorização das curvas, saliências e depressões. Nesta técnica o corpo é encarado de uma maneira artística.

A gordura que pode ser aspirada encontra-se embaixo da pele. Ela divide-se em duas camadas, uma superficial e outra profunda e é nesta camada profunda que trabalhamos na lipoaspiração.

Quando o cirurgião utiliza a própria gordura da paciente retirada de locais indesejáveis e a coloca em locais com pouco tecido (lipoenxertia), esculpindo artisticamente o contorno da paciente, a este procedimento chamamos de Lipoescultura. Recomendamos a leitura dos textos sobre este assunto na página Lipoescultura deste site.

Dr Frederico Fernandes | Lipoaspiração

Manter uma rotina saudável ajuda a conseguir melhores resultados e a manter o efeito conquistado com a plástica. Essa dupla, atividade física + dieta, tem outro papel importante além da manutenção dos resultados. Eles devem compor nossa rotina antes da cirurgia também, porque ajudam na perda de peso e na saúde geral.

Saiba que a lipoaspiração não é um procedimento de emagrecimento, como muitas pessoas pensam, mas de valorização das curvas. Desta forma, caso você esteja acima do peso, trate de fazer as pazes com a balança antes de qualquer coisa.

E vale sempre lembrar que o fato de não se ter nenhuma incisão grande ou cicatriz aparente, faz com que muitas mulheres considerem a lipoaspiração um procedimento simples e corriqueiro. Trata-se de uma cirurgia como outra qualquer, com anestesia, internação, cuidados pós-operatórios e outras etapas comuns a uma intervenção cirúrgica. Apesar de não deixar sinais externos, a cânula que aspira a gordura percorre grandes áreas do subcutâneo e faz com que este procedimento tenha o porte semelhante ao de outras cirurgias plásticas.

Ela é uma intervenção que deve ser respeitada. Não cometa o erro de realizar sua cirurgia em clínicas sem a estrutura e suporte adequados porque isto pode colocar em risco sua vida. Lugar de cirurgia é no centro cirúrgico.

Marque sua consulta e saiba mais sobre cada detalhe desta cirurgia. Se você não estiver satisfeita com o seu corpo, mude! Ser uma mulher mais feliz e sensual só depende de você.

  A Lipoaspiração nunca sai do top 5 das cirurgias plásticas mais pedidas nos consultórios. Essa cirurgia tem o objetivo de reduzir o volume de gordura corporal em áreas localizadas e os melhores resultados são obtidos em pessoas com peso adequado para sua altura e idade.  

Indicação

A lipoaspiração tem o objetivo de reduzir o volume de gordura corporal em áreas localizadas, propiciando à paciente um melhor contorno corporal. Deste modo, ao contrário do que muitos pensam, a lipoaspiração não é indicada para perder peso, uma vez que a maior mudança acontece na silhueta corporal e não na balança. Os melhores resultados das lipoaspirações são obtidos em pacientes com peso saudável.

Pré-Operatório

São realizados exames de ultrassonografia de abdome e parede abdominal nos casos pertinentes, exames laboratoriais, exames cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 modeladores corporais em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região a ser tratada, onde as aspirações serão realizadas.

Anestesia

Poderá ser utilizada anestesia local com sedação, peridural com sedação ou anestesia geral, dependendo da área operada e do volume de gordura a ser aspirado. Quando utilizamos sedação, o paciente permanece como se estivesse dormindo, há uma perda da percepção do ambiente e diminuição da ansiedade.

Dr Frederico Fernandes | Lipoaspiração

Técnica cirúrgica

Na lipoaspiração, realizamos a retirada de gordura em áreas distintas do corpo, através de pequenos orifícios na pele que permitem a passagem de cânulas de variados tamanhos. Desta forma, elas são conectadas a um aspirador à vácuo que aspira a gordura para um frasco externo. É administrada uma solução contendo adrenalina para promover uma diminuição no calibre dos vasos sanguíneos reduzindo consideravelmente o sangramento.

É cada vez mais frequente a associação da lipoaspiração com outras cirurgias plásticas, como lipoescultura, prótese de mama, abdominoplastia, mamoplastia e prótese de glúteo.

Porém, devemos respeitar certos limites e não ultrapassar o volume aspirado correspondente a 7-8% do peso corporal da paciente. Assim, em uma mulher de 70 kg, por exemplo, que se aplica a regra (70 kg x 7% = 4900 ml) é permitido retirar o limite máximo de 4900 ml de gordura em uma única lipoaspiração sem a expor a risco adicional. Caso ela tenha algum volume adicional a ser aspirado além deste, deverá submeter-se a mais de uma intervenção.

As áreas mais comumente aspiradas são: papadas, próximo das mamas, dorso, braços, abdome, flancos, região lombar, culotes e coxas.

Tempo de cirurgia

Muito variável a depender das áreas e do volume aspirado, mas os procedimentos duram em média de 2 a 4 horas.

Tempo de internação

Geralmente de 12 a 24 horas, dependendo do tamanho da lipoaspiração.

Dr Frederico Fernandes | Lipoaspiração

Pós-operatório

A paciente costuma sentir dor de moderada intensidade nos primeiros dias após a cirurgia, mas ela pode ser controlada com analgésicos e anti-inflamatórios comuns. Além disso, surgem equimoses (manchas roxas) que costumam desaparecer após 2 semanas.

O inchaço que aparece melhora progressivamente nos primeiros 2 meses, principalmente com o uso da cinta modeladora e após o início das sessões de drenagem linfática com ultrassom. Elas devem ser iniciadas no 3º dia de pós-operatório com um número mínimo de 3 sessões semanais. Esta terapia ajuda na regressão do edema e na diminuição do endurecimento (fibrose) da área operada. Além disso, a cinta modeladora deve ser utilizada durante 2 meses.

Após o 3º mês, a diminuição do edema pode chegar a 70-80%. No entanto, o resultado definitivo é atingido somente após 6 meses da cirurgia. Neste período, à medida que o edema é reabsorvido, pode ser que alguns ajustes sejam necessários para adaptação da costura da cinta modeladora.

Evitar exposição solar durante 3 meses, caso isto ocorra, utilizar protetor solar FPS 30 reaplicando a cada 3 horas para uma proteção segura.

Resultados

O resultado definitivo da lipoaspiração é obtido após o 6º mês de cirurgia. No entanto, após o 3º mês a diminuição do inchaço chega a 80%, o que permite à paciente ter uma boa noção de como será o resultado tão desejado.

Dúvidas?

Se quiser tirar suas dúvidas conosco sobre essa cirurgia plástica, teremos o maior prazer em responder através do Formulário de Contato.

Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

DEPOIMENTOS

  Não poderia deixar de comentar: hoje está fazendo um mês que fiz a lipoescultura e estou ótima e muito satisfeita com o resultado. Sem dúvida, o Dr Frederico Fernandes não é somente um médico cirurgião plástico, mas um artista e um escultor que sabe alinhar, equilibrar as medidas e suavizar as formas e as curvas... harmonizando tudo com precisão, perfeição e beleza. Meu agradecimento profundo a seu talento e sensibilidade, assim como toda a sua equipe que soube me dar confiança e acompanhamento. Isso tudo é prova do mais alto profissionalismo e eficiência. Sinto-me linda, feminina e autoconfiante... Parabéns!    M. J. R.

  Mais um procedimento realizado com sucesso, graças à competência de um cirurgião que transmite às suas pacientes muito profissionalismo. Já conhecia o Dr Frederico Fernandes quando fiz com ele uma mamoplastia de aumento (prótese de mamas). Logo na primeira consulta me senti segura para realizar a minha cirurgia. Durante todo o processo o Dr Frederico se mostrou muito competente, atencioso e me transmitiu tranquilidade. Segui todas as suas recomendações e meu pós-operatório foi perfeito. É claro que o resultado surpreendeu as minhas expectativas. Sinto- me linda e em paz. Confio plenamente neste profissional e indico a todos aqueles que buscam ficar em harmonia com seu corpo. Obrigada, Dr Frederico, por fazer me sentir cada vez mais bonita!    J. N.

  Engravidei na primeira tentativa aos 30 anos de idade de forma tranquila. Meu filho nasceu prematuro, mas eu fiquei muito feliz com sua chegada. Foi um anjo do céu que veio para mim! Porém, engordei muito, cerca de 18 kg e algo me incomodava muito no meu corpo depois da gravidez. Foi aí que procurei o Dr Frederico e conversamos muito a respeito. Ele foi muito atencioso, explicou cada etapa do processo e entendeu meu problema: não era só a estética, mas uma questão de autoestima e reafirmação como mulher. Falamos sobre uma possível lipoaspiração e eu tive certeza que a cirurgia me ajudaria a ser melhor. Além de tudo, o Dr Frederico me passou muita segurança e tranquilidade. Realizei todos os exames necessários e a cirurgia foi feita. Recebi toda assistência pós-cirúrgica necessária. Ele foi muito atencioso e eu só tenho a agradecer. Meu pós-cirúrgico foi bem tranquilo e os resultados foram ótimos. Fiquei muito contente e faria tudo de novo com certeza! Muito obrigada, Doutor!    T. G. L.

News Letters & Comunicados

Se deseja receber as últimas novidades dos nossos vídeos e posts sobre Cirurgia Plástica diretamente no seu e-mail, por gentileza preencha todos os campos abaixo.





PERGUNTAS E RESPOSTAS

Para qual tipo de paciente a lipoaspiração está indicada?

A paciente ideal apresenta peso adequado para sua altura e alterações de distribuição na gordura localizada com perda do contorno corporal, de forma que quanto mais tecido elástico possuir a pele, melhor o resultado.

A lipoaspiração pode ser feita em qualquer região do corpo?

A lipoaspiração não deve ser realizada em regiões de articulação e próximas de nervos, artérias e veias, além disso não é recomendado também em antebraços e panturrilhas. As outras regiões podem ser tratadas.

Que tipo de anestesia pode ser usada na lipoaspiração?

Depende da superfície e da quantidade de gordura que será aspirada, dessa forma pequenos volumes podem ser tratados com anestesia peridural, já nas lipoaspirações maiores está indicada a anestesia geral.

Posso associar a lipoaspiração à outra cirurgia plástica?

Sim. É comum a associação da lipoaspiração com outros procedimentos, tais como prótese de mama, abdominoplastia e outros.

Posso engravidar após a lipoaspiração?

A lipoaspiração não impede a gestação, porém dependendo do ganho ponderal adquirido, a paciente pode ter alteração em seu contorno corporal e necessitar de nova avaliação.

Podem ocorrer complicações?

Não é comum, mas as possíveis são hematoma (acúmulo de sangue), seroma (acúmulo de líquido), trombose nas pernas, porém, as complicações podem ser reduzidas com uma avaliação pré-operatória minuciosa.

Qual o tamanho das cicatrizes e onde ficam localizadas?

As cicatrizes são pequenas, cerca de 0,5 cm, geralmente em regiões escondidas nas roupas de banho. A utilização de protetores de pele durante o procedimento proporcionam cicatrizes de alta qualidade, quase imperceptíveis.

Pode-se utilizar cola no orifício (cicatriz) da lipoaspiração?

Sim. A utilização de cola cirúrgica é uma boa opção.

É necessário usar dreno?

Nas grandes lipoaspirações com retirada de grande quantidade de gordura pode ser necessário aplicá-lo.

Como é a evolução no pós-operatório?

Ao término da cirurgia o resultado do novo contorno do corpo já pode ser observado. Após algumas horas, inicia-se um processo inflamatório com inchaço que oculta o resultado. Durante as 3 primeiras semanas, com as drenagens linfáticas, muito deste inchaço desaparece podendo visualizar-se boa parte do resultado obtido. Com o decorrer das semanas, mais edema desaparece.

Dr Frederico Fernandes | Lipoaspiração

Existe alteração de sensibilidade no local operado?

É comum a diminuição da sensibilidade devido ao edema da região, mas é temporária.

Há muita dor no pós-operatório?

A queixa de dor varia de paciente para paciente, mas em média a lipoaspiração é um procedimento doloroso, de qualquer forma, a utilização de analgésicos torna o pós-operatório confortável.

Em quanto tempo podem ser retirados os pontos?

Em torno do 7º dia do pós-operatório.

Em quanto tempo posso retomar minhas atividades?

A volta ao trabalho se dá por volta de 7 a 14 dias e os exercícios físicos após 15 dias.

Em quanto tempo obtenho o resultado final?

Varia de paciente para paciente, porém resultados definitivos podem ser visualizados após 6 meses.

É recomendável fazer drenagem linfática durante o pós-operatório?

Sim. A drenagem linfática é obrigatória porque diminui o inchaço e o desconforto após a cirurgia. Ela deve ser iniciada no 3º dia de pós-operatório, com frequência mínima de 3 sessões em dias alternados, podendo ser feita diariamente. Isto reduz muito a incidência de fibrose e retrações.

Por que é utilizado o ultrassom em conjunto com as drenagens no pós-operatório de lipoaspiração?

Além de apresentar ação anti-inflamatória, o ultrassom é aplicado para melhorar a cicatrização, diminuir o inchaço, ondulações e a absorção de gordura mais rapidamente.

Quanto tempo deve-se usar cinta modeladora no pós-operatório?

Cerca de 2 meses porque reduz a incidência de irregularidades, edema e fibroses.

O que é minilipo, lipo light e hidrolipo?

Estes procedimentos são sinônimos e nada mais são que uma lipoaspiração convencional realizada por segmentos corporais, geralmente feita em clínicas e com anestesia local. São marcadas várias sessões semanais com tratamento das diversas regiões por partes, aspirando uma quantidade de gordura pequena em cada sessão. Estes procedimentos não são realizados em nossa clínica por acreditarmos que a lipoaspiração, independente do porte, deve ser feita em ambiente hospitalar com a presença de anestesista e suporte adequado para qualquer intercorrência. Optando pela técnica adequada e com máxima segurança, médico e paciente obtêm um resultado harmonioso e bonito que traz de volta a autoestima e o bem-estar.

CRONOGRAMA PARA RETOMADA DA ATIVIDADE FÍSICA (EM DIAS)

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Atividade Física

1º ao 7º

Não praticar atividades físicas.

8º ao 15º

Reiniciar com caminhadas leves com duração de 20 minutos.

16º ao 30º

Alongamentos, bicicleta ergométrica, hidroginástica e atividades sem contato físico, como musculação, estão liberadas.

A partir do 31º

Retorno às atividades habituais.

EM RESUMO

Nome técnico: Lipoaspiração.

Parte do corpo: Papadas, próximo das mamas, dorso, braços, abdome, flancos, região lombar, culotes e coxas.

Idade recomendada: Não há restrição de idade.

Pré-operatório: Exames de laboratório, cardiológico e de imagem, incluindo ultrassonografia de abdome e parede abdominal. Fotografias.

Anestesia: Peridural ou geral.

Duração da cirurgia: Em média de 3 a 4 horas.

Permanência no hospital: Cerca de 24 horas.

Cicatriz: Pequenas, localizadas em pontos escondidos sob a roupa de banho.

Pós-operatório: Dor moderada, cinta modeladora por 2 meses e drenagem linfática manual com ultrassom.

Tempo de recuperação: Em média 2 semanas.

Seu Corpo em Perfeita Harmonia

Rua Duodécimo Rosado, 322    Nova Betânia    CEP 59603-020    Mossoró/RN    e +55 (84) 9-8126-0770    +55 (84) 3321-4918