CIRURGIAS PLÁSTICAS ESTÉTICAS
Gluteoplastia de Aumento e Lipoescultura Glútea: Cirurgias Plásticas dos Glúteos (Bumbum)

Não há como negar que o bumbum é uma paixão nacional. Os homens não resistem quando veem uma mulher com um bem redondinho e empinado e as mulheres, por sua vez, fazem de tudo para deixar o bumbum exatamente assim, digno de dar torcicolo em qualquer homem.

Pequeno, grande, caído, achatado… As brasileiras sempre encontram um defeitinho no bumbum. Exibir um glúteo perfeito virou quase obsessão entre as brasileiras, tanto que a procura por tratamentos estéticos e cosméticos que prometem glúteos em dia tem aumentado muito nos últimos anos.

Para quem busca um resultado definitivo, as cirurgias plásticas são as técnicas mais procuradas. Já quem quer um efeito bem bacana, mas temporário, os tratamentos estéticos são ótimos aliados. E quem busca um resultado imediato, pode recorrer à moda: algumas roupas prometem empinar o bumbum, e outras, deixá-lo mais redondinho. Isso sem mencionar que as aulas localizadas de glúteo e a mesa flexora são disputadíssimas nas academias.

Dr Frederico Fernandes | Bumbum

A alimentação também tem papel importante na aparência dos glúteos: evite alimentos gordurosos, industrializados e açúcares, abuse dos vegetais de cor laranja e folha verde escura que são ricos em vitamina A e garantem uma pele saudável e rígida.

Agora, se você já tentou de tudo isso, e acha que nada surtiu efeito, já que seu bumbum ainda não é o que você sempre sonhou, aí sim é hora de aderir ao bisturi.

Um dos recursos mais utilizados é a Gluteoplastia de Aumento, também conhecida como inclusão de próteses de silicone no bumbum. As próteses têm formatos diversos e são colocadas dentro do músculo do bumbum dando um aspecto bem natural.

  A Gluteoplastia , conhecida também como plástica no bumbum, remodela a região dos glúteos deixando-os com maior volume, mais arredondados e bonitos.  

Para que o resultado fique harmonioso, deve-se levar em consideração a anatomia da paciente. Se ela for muito magra e com bumbum muito pequeno há certa limitação no tamanho da prótese a ser utilizada. Existem até mesmo casos em que a prótese não poderá ser indicada.

Dispomos também do recurso de inclusão de gordura no bumbum, ou Lipoescultura Glútea. Através dela, podemos esculpir o bumbum utilizando a própria gordura da paciente, retirada de onde está em excesso (através da lipoaspiração) e colocada onde está em falta. Os resultados com esta técnica também são muito bons.

Outra técnica muito comum é a associação entre lipoescultura e a inclusão de próteses. Primeiro, colocamos a prótese no bumbum e depois preenchemos os espaços faltantes com a gordura retirada da lipoaspiração.

Tipos de Prótese de Glúteo

Existem vários tipos e modelos de prótese glútea, cada uma indicada de acordo com o tipo de bumbum da paciente. As próteses de glúteo podem variar de acordo com o perfil, que pode ser redondo ou anatômico (oval). O conteúdo é de gel de silicone de alta coesividade, que não escorre. O envoltório da prótese também pode variar, sendo texturizado (rugoso) ou liso. No Brasil, as próteses glúteas mais utilizadas são as redondas de superfície lisa.

Dr Frederico Fernandes | Prótese de Silicone para Bumbum
Próteses de glúteo:
diferentes tamanhos, perfis e envoltórios

Devido à grande variedade de próteses, a escolha do implante ideal será realizada durante a consulta médica, quando o cirurgião plástico através de um minucioso exame físico indicará a prótese que proporcionará o melhor resultado estético específico de cada paciente.

As próteses glúteas, da mesma forma que as próteses mamárias, evoluíram muito nos últimos anos e proporcionam resultados cada vez mais naturais e com índice de complicações cada vez menor aos pacientes.

Indicação

A prótese de silicone no glúteo é indicada para pacientes com bumbum de volume pequeno, seja uma característica constitucional, seja porque após grandes emagrecimentos houve muita redução do volume sem que tenha havido ptose (queda) significativa.

Pré-Operatório

São realizados exames laboratoriais, cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 modeladores em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região do bumbum, onde as incisões serão realizadas.

Dr Frederico Fernandes | Bumbum

Anestesia

Anestesia peridural com sedação ou anestesia geral.

Técnica cirúrgica

A cirurgia é realizada através de uma incisão que fica escondida embaixo do biquíni no sulco interglúteo (prega natural existente entre as nádegas), com cerca de 7 cm e de difícil percepção. Após a incisão, realiza-se o descolamento do plano adequado para a colocação da prótese, ou seja, dentro do músculo glúteo máximo (plano intramuscular). Após este descolamento, coloca-se a prótese de gel de silicone coesivo no espaço formado. Suturam-se as estruturas abertas e coloca-se um dreno que ficará de 24 a 48 horas, impedindo a formação de secreções no espaço ao redor da prótese.

Tempo de cirurgia

Cerca de 2 horas.

Tempo de internação

Geralmente 24 horas.

Pós-operatório

O pós-operatório desta cirurgia costuma ser um pouco mais doloroso que a cirurgia de prótese mamária, uma vez que ocorre uma distensão das fibras musculares do glúteo levando à dor. Entretanto, esta dor costuma ceder com analgésicos e anti-inflamatórios comuns.

O dreno permanecerá por um período de 24 a 48 horas evitando o acúmulo de secreções ao redor da prótese.

Deve-se dormir de bruços nos primeiros 10 dias. A paciente pode sentar após 48 horas da cirurgia, mas deve evitar ao máximo permanecer sentada por períodos prolongados nas primeiras duas semanas.

Atividades físicas leves, como caminhadas, são liberadas após 2 semanas. Exercícios pesados em academia somente após 3 meses de pós-operatório.

Dr Frederico Fernandes | Bumbum

Resultados

O resultado imediato da gluteoplastia de aumento é muito bom, no entanto somente no período tardio (após cerca de 6 meses) é que o bumbum atingirá sua forma definitiva, com a regressão de todo o inchaço. Porém, a maior parte do edema (cerca de 80%) regride após dois meses. Além disso, a cicatriz ganha resistência e vai amadurecendo gradualmente neste período. A regressão do edema deixará as nádegas com um aspecto mais natural e bonito, deste modo o resultado melhora progressivamente até o 6º mês de pós-operatório.

Dúvidas?

Se quiser tirar suas dúvidas conosco sobre essa cirurgia plástica, teremos o maior prazer em responder através do Formulário de Contato.

DEPOIMENTOS

  A decisão de realizar uma cirurgia plástica não é fácil... Muito tem o que se pensar e escolher, a começar pelo profissional que, do meu ponto de vista, é a escolha mais importante. Sempre fui insegura se queria realmente ou não realizar a cirurgia, pois o medo me impossibilitava de ir mais à frente. Então, este ano decidi pesquisar e ir adiante. Marquei consultas com alguns profissionais até chegar ao nome de Dr Frederico Fernandes. Foi indicação de uma amiga que tinha realizado um procedimento com o mesmo e que o resultado tinha ficado perfeito. Marcados dia e hora, lá estava eu para mais uma consulta dentre outras que já tinha ido. Só que essa foi diferente. A começar pela recepção do médico que foi me receber na porta da clínica, muito seguro, gentil e atencioso. Enfim, saí com a cirurgia marcada! Então, chegado o grande dia, a equipe foi muito paciente, sempre me tranquilizando. Eu não sabia ao certo se era ansiedade ou medo que sentia na hora (risos). Porém, após o procedimento, estou eu aqui dividindo com vocês a satisfação do resultado. Minha recuperação foi tranquila e meu medo sempre foi os primeiros dias, que é quando nos sentimos mais receosas. Mas o Dr Frederico disponibiliza uma enfermeira para dar nosso primeiro banho, trocar os curativos e nos avaliar depois que saímos do hospital. Além de uma belíssima cesta natalina que nós, pacientes, recebemos no fim do ano! Mais um dos diferenciais que eu e meu esposo observamos em Dr Frederico Fernandes.    R. L. G. D. R. M.

  Mais um procedimento realizado com sucesso, graças à competência de um cirurgião que transmite às suas pacientes muito profissionalismo. Já conhecia o Dr Frederico Fernandes quando fiz com ele uma mamoplastia de aumento (prótese de mamas). Logo na primeira consulta me senti segura para realizar a minha cirurgia. Durante todo o processo o Dr Frederico se mostrou muito competente, atencioso e me transmitiu tranquilidade. Segui todas as suas recomendações e meu pós-operatório foi perfeito. É claro que o resultado surpreendeu as minhas expectativas. Sinto-me linda e em paz. Confio plenamente neste profissional e indico a todos aqueles que buscam ficar em harmonia com seu corpo. Obrigada, Dr Frederico, por fazer me sentir cada vez mais bonita!    J. N.

News Letters & Comunicados

Se deseja receber as últimas novidades dos nossos vídeos e posts sobre Cirurgia Plástica diretamente no seu e-mail, por gentileza preencha todos os campos abaixo.





PERGUNTAS E RESPOSTAS

Qual é o limite para o aumento do bumbum?

O glúteo não é uma região tão distensível quanto a mama, porque a pele é menos elástica e a camada muscular é maior e mais grossa. Deste modo, não é possível colocarmos grandes volumes de prótese e ter uma variedade de aumento e de formato muito grande. Além disso, o limite de aumento depende da harmonia que o “novo” bumbum vai trazer para o restante do corpo da paciente.

A cicatriz da gluteoplastia é muito perceptível?

Não. Felizmente, este tipo de cirurgia permite que a cicatriz seja disfarçada. Ela fica no sulco glúteo, na depressão natural entre as nádegas e tem em torno de 7 centímetros.

Há possibilidade da minha cicatriz ficar visível?

Sua cicatriz somente ficará visível se você se abaixar nua. Até mesmo de pé e nua, a cicatriz fica escondida no sulco glúteo.

Como ficará a forma e a consistência do meu glúteo após a cirurgia?

Após a colocação das próteses, as nádegas ficarão maiores e ocorrerá um aumento na consistência do bumbum. Ele ficará com aspecto “durinho e empinado”, como toda mulher deseja, sem deixar de obedecer à harmonia natural do corpo proporcionado pelo tamanho do tronco e das pernas.

Posso escolher o tamanho e o formato da minha prótese?

O cirurgião plástico e a paciente entrarão em um consenso quanto à prótese ideal a ser colocada. Cada caso requer um estudo detalhado para que o resultado fique equilibrado e bonito.

A prótese de silicone pode estourar?

Não há relatos na literatura a respeito. O silicone utilizado atualmente é de alta tecnologia, portanto muito mais resistente.

O resultado final é imediato?

Não. Nenhuma cirurgia plástica apresenta os resultados finais no final do procedimento. Apesar disto, a gluteoplastia permite ter uma noção muito boa de como ficará o bumbum de forma definitiva já no pós-operatório imediato.

Eu sentirei muita dor após a gluteoplastia?

Nos primeiros dias é normal sentir dores musculares na área operada, mas nada que não possa ser controlado com analgésicos e anti-inflamatórios.

Dr Frederico Fernandes | Bumbum

Há riscos neste tipo de cirurgia?

Toda cirurgia plástica, assim como qualquer procedimento cirúrgico, envolve risco. Ele é minimizado quando os pré-requisitos de segurança são respeitados.

É necessário retirar os pontos?

Sim, porque nesse tipo de cirurgia são utilizados pontos de nylon, inabsorvíveis.

Precisarei usar dreno?

Sim, mas por poucos dias. O dreno é utilizado para evitar o acúmulo de secreções ao redor da prótese.

Em quanto tempo poderei tomar banho?

No dia seguinte. Não há restrições quanto ao banho no pós-operatório, somente recomendamos sabonete neutro.

Quando poderei retomar minhas atividades físicas?

Exercícios como musculação e ginástica podem voltar a ser praticados dentro de um mês. Deve-se evitar, porém, os esportes de contato por mais tempo. O cirurgião plástico deverá orientá-la bem quanto a isto, porque depende da recuperação de cada paciente.

Pode ocorrer rejeição da prótese pelo meu corpo?

Problemas de “rejeição” (extrusão) da prótese, apesar de raros, podem ocorrer nos casos de infecção e deiscência (abertura) dos pontos. O corpo produz uma reação inflamatória ao redor da prótese formando uma cápsula. Isto ocorre de forma natural em todos os casos. Quando esta cápsula começa a comprimir a prótese, dá-se o nome de contratura capsular. Algumas pacientes podem permanecer assintomáticas, enquanto outras podem apresentar endurecimento, alteração da forma e dor local, dependendo do grau da contratura. Caso isso ocorra, a prótese deverá ser trocada. Nestes casos optamos por uma prótese de menor tamanho.

Precisarei fazer uma nova cirurgia para trocar as próteses?

O desenvolvimento tecnológico do silicone da prótese permitiu um aumento no tempo da sua permanência para mais de 30 anos. Uma nova cirurgia precisará ser feita se houver algum problema com a prótese durante este período.

Posso aproveitar a gluteoplastia para fazer outras cirurgias ao mesmo tempo?

Sim. É comum que se associe a cirurgia plástica do glúteo à lipoaspiração, por exemplo. Tudo vai depender da conveniência da associação, que será estudada pelo cirurgião plástico.

CRONOGRAMA PARA RETOMADA DA ATIVIDADE FÍSICA (EM DIAS)

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Atividade Física

1º ao 20º

Não praticar atividades físicas. Sentar é permitido a partir do 3º dia.

21º ao 60º

Exercícios mais leves estão liberados como caminhadas e alongamentos. Evite exercícios com os membros inferiores e glúteo.

A partir do 61º

Retorno às atividades normais. Musculação e corridas são permitidas. Esportes de contato e musculação dos glúteos estão proibidos até liberação médica.

EM RESUMO

Nome técnico: Gluteoplastia de Aumento.

Parte do corpo: Glúteo (bumbum).

Idade recomendada: Não há.

Pré-operatório: Exames de laboratório, cardiológico e de imagem. Fotografias.

Anestesia: Peridural ou geral.

Duração da cirurgia: Em média 2 horas.

Permanência no hospital: Em média de 12 a 24 horas.

Cicatriz: Discreta, no sulco entre os glúteos.

Pós-operatório: Curativo no local da incisão, a paciente deverá dormir de bruços durante dez dias, poderá sentar normalmente após 48 horas.

Tempo de recuperação: De 10 a 14 dias.

Dr Frederico Fernandes | Bumbum

Seu Corpo em Perfeita Harmonia

Rua Duodécimo Rosado, 322    Nova Betânia    CEP 59603-020    Mossoró/RN    e +55 (84) 9-8126-0770    +55 (84) 3321-4918