CIRURGIAS PLÁSTICAS ESTÉTICAS
Braquioplastia ou Lifting dos Braços: Cirurgia Plástica dos Braços

Todo mundo quer parecer mais magro, afinal, silhueta esbelta sempre foi sinônimo de beleza. Mas há situações em que emagrecer é questão de saúde. A obesidade traz consigo inúmeras doenças associadas que colocam em risco a qualidade de vida e a saúde do paciente. É um problema que faz cada vez mais parte da realidade atual.

Uma vez encontrado o peso, se não ideal, saudável, é hora de começar a trabalhar o lado estético. Pode fazer parte desse processo de mudança realizar algumas cirurgias plásticas que irão remodelar o corpo. Lembre que o espaço que antes era preenchido com tecido adiposo fica vazio, o que resulta em excesso de pele em regiões localizadas. Os locais mais comuns são coxas, braços e abdome. Voltando a pensar na saúde, esse tecido em excesso pode provocar, inclusive, problemas na coluna vertebral.

Dr Frederico Fernandes | Braços

Para cada região, existe uma técnica indicada para resolver o problema e, em muitos pacientes, pode ser necessário realizar mais de uma. Como as áreas a serem operadas são áreas extensas e a cirurgia plástica nestas condições debilita o organismo, nem sempre os procedimentos são realizados em um mesmo tempo cirúrgico.

Antes de fazer a plástica corretiva, é preciso esperar que a perda de peso já esteja estabilizada por cerca de 6 meses, e isto pode demorar de um a dois anos para ocorrer. Outra recomendação é ter em mente que podem ser necessárias mais de uma intervenção na mesma área.

  Abra os braços para a vida! A Braquioplastia é a cirurgia plástica indicada às pessoas que apresentam excesso de pele e gordura na região dos braços.  

Indicação

Reservada para as pacientes que apresentam excesso de pele e gordura na região dos braços, provocada por grandes emagrecimentos e/ou envelhecimento.

Pré-Operatório

São realizados exames laboratoriais, cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 modeladores (malhas compressivas para os braços) em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região dos braços, onde as incisões serão realizadas.

Dr Frederico Fernandes | Braços

Anestesia

A anestesia de escolha é a geral.

Técnica cirúrgica

Começamos o procedimento com uma lipoaspiração para retirada do excesso de gordura. Através de uma incisão na região axilar, consegue-se retirar o excesso de pele. Em geral, a cicatriz fica localizada somente na axila em casos mais leves e pode se estender-se até o cotovelo nos casos mais avançados. Geralmente, é colocado um dreno para impedir o acúmulo de secreções que retiramos após 24 a 48 horas.

Tempo de cirurgia

Geralmente 2 horas.

Tempo de internação

Cerca de 24 horas.

Pós-operatório

Durante 1 mês, a paciente deve evitar movimentar os braços acima dos ombros para não forçar as cicatrizes. Deste modo, dirigir ou realizar atividades físicas só serão autorizados após este período.

Deve-se utilizar malha compressiva nos braços por um período de 60 dias.

Utilizar protetor solar por pelo menos 6 meses para manter a cicatriz com boa qualidade.

Dr Frederico Fernandes | Braços

Resultados

O resultado imediato do lifting de braços é muito satisfatório. No entanto, é normal um inchaço na região operada, assim como algumas manchas roxas (equimoses). O inchaço é gradualmente absorvido e após 3 meses de pós-operatório, pelo menos 80% foi reabsorvido.

A cicatriz adquire um aspecto avermelhado nos primeiros meses, melhorando gradualmente e ficando cada vez mais clara e menos endurecida. Após 6 meses, o paciente adquire o resultado definitivo.

Dúvidas?

Se quiser tirar suas dúvidas conosco sobre essa cirurgia plástica, teremos o maior prazer em responder através do Formulário de Contato.

Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

News Letters & Comunicados

Se deseja receber as últimas novidades dos nossos vídeos e posts sobre Cirurgia Plástica diretamente no seu e-mail, por gentileza preencha todos os campos abaixo.





PERGUNTAS E RESPOSTAS

Quantos quilos vou emagrecer com a braquioplastia?

Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do braço de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim a proporção que o braço mantém com o restante do tronco e os membros.

Como ficarão as cicatrizes?

A cicatriz resultante de uma dermolipectomia dos braços ou braquioplastia localiza-se na face interna dos braços, desde a prega axilar até a prega interna do cotovelo, prolongando-se em maior ou menor extensão, dependendo do volume a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar disfarçada sob as roupas e vai finando discreta com o decorrer dos anos.

Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?

Nos primeiros meses, os braços apresentam certa insensibilidade, além de estarem um pouco inchados. Nesta fase, os braços poderão ficar com aspecto de “esticado” ou “plano”. No decorrer dos meses, após o início dos exercícios, gradativamente o resultado definitivo aparece. Não se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 6 meses de pós-operatório.

Dr Frederico Fernandes | Braços

O pós-operatório é muito doloroso?

Geralmente, a braquioplastia não provoca dor forte, mas se isso ocorrer controla-se com analgésicos comuns.

São utilizados curativos?

Sim. São trocados nos primeiros 2 dias. Após este período, os pontos ficam expostos cobertos apenas com o modelador.

Quando são retirados os pontos?

Os pontos começam a ser retirados após 7 dias e, normalmente, terminam após 14 dias.

Quando poderei tomar banho completo?

Após 48 horas da cirurgia.

CRONOGRAMA PARA RETOMADA DA ATIVIDADE FÍSICA (EM DIAS)

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Atividade Física

1º ao 30º

Não praticar atividades físicas.

31º ao 60º

Exercícios mais leves estão liberados, como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

A partir do 61º

Retorno às atividades normais. Musculação e corridas são permitidas. Esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

EM RESUMO

Nome técnico: Braquioplastia.

Parte do corpo: Braços.

Idade recomendada: Não há.

Pré-operatório: Exames de laboratório, imagem e cardiológico. Fotografias.

Anestesia: Geral.

Duração da cirurgia: Em média 2 horas.

Permanência no hospital: Curta, cerca de 24 horas.

Cicatriz: Na parte interna dos braços e axilas.

Pós-operatório: Curativo durante 2 dias, evitar elevar os braços acima dos ombros por 3 semanas, malha compressiva por 2 meses.

Tempo de recuperação: Cerca de 3 semanas.

Seu Corpo em Perfeita Harmonia

Rua Duodécimo Rosado, 322    Nova Betânia    CEP 59603-020    Mossoró/RN    e +55 (84) 9-8126-0770    +55 (84) 3321-4918