CIRURGIAS PLÁSTICAS ESTÉTICAS
Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal: Cirurgia Plástica do Abdome

Toda mulher deseja eliminar aquela "barriguinha" indesejável, principalmente quando decide colocar um biquíni ou uma blusa mais curta. Em alguns casos, a lipoaspiração resolve o problema, mas em outros, somente uma cirurgia plástica pode resultar naquela barriga lisinha que tanto sonhamos.

A plástica abdominal é indicada nos casos em que, além da gordura acumulada, a pele da barriga está flácida. Geralmente, são mulheres que já tiveram filhos, perderam a elasticidade natural da pele, apresentaram estrias ou fizeram regimes severos para perda de peso.

Marque sua consulta e saiba mais sobre cada detalhe desta cirurgia. Se você não estiver satisfeita com o seu corpo, mude! Ser uma mulher mais feliz e sensual só depende de você. Afinal, são poucas as mulheres que podem desfilar de biquíni na praia e mostrar uma barriga perfeita ou aquele abdome definido.

Dr Frederico Fernandes | Abdome

Indicação

As pacientes que se beneficiam desta cirurgia apresentam flacidez de pele na região do abdome, provocada por gestação ou emagrecimentos após ganho excessivo de peso.

Lipodistrofias caracterizadas por gordura localizada na região do abdome, principalmente abaixo do umbigo e nos flancos também podem ser tratadas. Muitos casos apresentam estrias devido à grande distensão local e quebra das fibras elásticas da pele.

A parede abdominal também pode apresentar uma flacidez provocada por um afastamento dos músculos.

Pré-Operatório

São realizados exames de ultrassonografia do abdome e parede abdominal, exames laboratoriais, exames cardiológicos, radiografias e fotografias.

Providenciar sessões de drenagens linfáticas com ultrassom.

Adquirir 2 modeladores corporais em tamanho adequado.

Deve-se comunicar qualquer anormalidade que, eventualmente, ocorra em relação ao seu estado de saúde como: resfriados, ardência para urinar, dores abdominais, etc.

Não devem ser utilizados certos medicamentos como: AAS, chá de alho, Gingko Biloba e Ginseng, que devem ser interrompidos antes da cirurgia por alterarem a coagulação sanguínea.

Iniciar jejum a partir das 23h00 do dia anterior.

Não se maquiar no dia.

Não vir com unhas pintadas e acessórios como brincos, anéis e colares.

Não molhar o cabelo.

Deve-se ir para o hospital com acompanhante e levar todos os exames realizados.

Orientações sobre utensílios como escova de dente, toalhas, etc., serão dadas pela equipe do hospital.

Serão feitas marcações com caneta própria na região do abdome, onde as incisões serão realizadas.

  Para manter um abdome definido, faça exercícios regularmente e alimente-se adequadamente. Se no seu caso for necessária uma cirurgia, você pode contar com a Abdominoplastia, a cirurgia plástica indicada para retirada de pele flácida e gordura do abdome.  

Anestesia

Anestesia peridural com sedação ou anestesia geral.

Técnica cirúrgica

A cicatriz da abdominoplastia inicia-se junto aos pelos pubianos na região púbica e sua extensão lateral depende da quantidade de pele flácida a ser retirada. Deste modo, abdomes com pouca flacidez de pele podem ter cicatrizes menores, como as realizadas nas miniabdominoplastias, entretanto casos com maior flacidez necessitam de cicatrizes maiores para retirar todo o excesso de pele.

Dentro do umbigo também existe uma cicatriz que se torna imperceptível com o tempo. Através destas incisões podemos tratar a região anterior do abdome, tanto ajustando os músculos frouxos quanto retirando o excesso de pele e gordura. Geralmente, deixa-se um dreno no período de 48 a 72 horas no local, cuja função é impedir o acúmulo de secreções.

Atualmente, com o desenvolvimento da técnica, combinamos uma lipoaspiração com a abdominoplastia (lipoabdominoplastia). Assim, excessos de gordura nos flancos, dorso e cintura podem ser retirados através da aspiração e o excesso de pele, através das incisões.

Casos mais graves, principalmente após grandes perdas ponderais, podem apresentar-se com o Abdome em Avental. Estes pacientes necessitam de uma Abdominoplastia em Âncora e utilizamos esta técnica quando precisamos retirar grande quantidade de pele e gordura do abdome. Deste modo, o resultado final é uma cicatriz que começa na porção mais alta do abdome e passa pelo umbigo até a região dos pelos pubianos, sendo que neste ponto forma-se um T invertido lateralmente como a de uma abdominoplastia clássica já descrita anteriormente.

Dr Frederico Fernandes | Abdome

Tempo de cirurgia

Cerca de 3 horas.

Tempo de internação

Geralmente 24 horas.

Pós-operatório

O dreno abdominal permanece durante 48 a 72 horas em média.

Para evitar tensão na cicatriz, deve-se manter repouso relativo e uma postura curvada por cerca de 10 a 14 dias. É normal sentir alguma dor nos primeiros dias após a cirurgia, principalmente nas áreas que foram lipoaspiradas. Entretanto, a maioria dos pacientes fica confortável após a administração de analgésicos e antiinflamatórios comuns.

As atividades físicas aeróbicas, como caminhadas, estão liberadas após 1 mês. Porém, as atividades que requeiram esforço da região abdominal estão liberadas somente após 3 meses.

O modelador corporal é utilizado por 2 meses.

Diminuição da sensibilidade na região próxima à cicatriz é esperada, retornando lentamente no período de 6 meses. A proteção solar é recomendada por pelo menos 6 meses a fim de manter a cicatriz clara e de boa qualidade.

Resultados

É esperado que a cicatriz da abdominoplastia permaneça com uma coloração mais avermelhada, escura e com aspecto endurecido nos primeiros 6 meses após a cirurgia. Posteriormente, ocorre um clareando gradual até uma coloração esbranquiçada com aspecto mais fino. Quanto ao inchaço, este também vai diminuindo gradualmente, sendo que com 3 meses de cirurgia pelo menos 80% já está reabsorvido. Como na maioria das cirurgias plásticas, o resultado definitivo é atingido depois do 6º mês de cirurgia. Após este período, os tecidos estão com todo o edema resolvido e, a partir daí, a cicatriz adquire sua coloração e textura definitivas.

Dr Frederico Fernandes | Abdome

Dúvidas?

Se quiser tirar suas dúvidas conosco sobre essa cirurgia plástica, teremos o maior prazer em responder através do Formulário de Contato.

Clique aqui e saiba mais sobre esse assunto no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

DEPOIMENTOS

  A decisão de realizar uma cirurgia plástica não é fácil... Muito tem o que se pensar e escolher, a começar pelo profissional que, do meu ponto de vista, é a escolha mais importante. Sempre fui insegura se queria realmente ou não realizar a cirurgia, pois o medo me impossibilitava de ir mais à frente. Então, este ano decidi pesquisar e ir adiante. Marquei consultas com alguns profissionais até chegar ao nome de Dr Frederico Fernandes. Foi indicação de uma amiga que tinha realizado um procedimento com o mesmo e que o resultado tinha ficado perfeito. Marcados dia e hora, lá estava eu para mais uma consulta dentre outras que já tinha ido. Só que essa foi diferente. A começar pela recepção do médico que foi me receber na porta da clínica, muito seguro, gentil e atencioso. Enfim, saí com a cirurgia marcada! Então, chegado o grande dia, a equipe foi muito paciente, sempre me tranquilizando. Eu não sabia ao certo se era ansiedade ou medo que sentia na hora (risos). Porém, após o procedimento, estou eu aqui dividindo com vocês a satisfação do resultado. Minha recuperação foi tranquila e meu medo sempre foi os primeiros dias, que é quando nos sentimos mais receosas. Mas o Dr Frederico disponibiliza uma enfermeira para dar nosso primeiro banho, trocar os curativos e nos avaliar depois que saímos do hospital. Além de uma belíssima cesta natalina que nós, pacientes, recebemos no fim do ano! Mais um dos diferenciais que eu e meu esposo observamos em Dr Frederico Fernandes.    R. L. G. D. R. M.

  Há muito tempo, tinha o desejo de melhorar a aparência do meu corpo. Então, quando resolvi que era a hora, fiz uma pesquisa na internet e foi aí que cheguei ao Dr Frederico. Conheci o seu site (seu primeiro diferencial, entre vários) e em seguida marquei logo uma consulta. Muito educado, gentil e atencioso, logo na primeira consulta senti a confiança e a certeza de que seria ele quem iria realizar o meu grande sonho que era ter seios maiores e um abdome bonito. Foi tudo bem tranquilo durante a cirurgia e, quando cheguei ao apartamento, usei uma meia de compressão pneumática do próprio Dr Frederico, mais um diferencial dele. Sua equipe atenciosa, sua enfermeira que veio trocar o meu primeiro curativo em casa, uma comodidade grande para quem faz uma cirurgia. Tive uma ótima recuperação, bem mais rápida do que imaginei. Voltei a praticar minhas atividades físicas que tanto gosto e o resultado ficou fantástico. Tudo o que eu imaginava, acho até que superou minhas expectativas. A minha satisfação é mais do que evidente e ficou tudo em perfeita harmonia. Já recebi muitos elogios do resultado os quais faço questão de dividi-los com quem tornou tudo isso possível: o Dr Frederico. Acredito que na nossa vida tudo tem a hora certa para acontecer e esperei vários anos para realizar esse grande sonho. E, para ele se realizar e ficar tão perfeito como ficou, precisava ser com um profissional competente como o Dr Frederico. Eu e meu marido agradecemos!    M. S.

  Procurei o Dr Frederico Fernandes porque queria colocar prótese nas mamas e melhorar meu corpo. Vi nele uma pessoa muito simples, de confiança e de altíssima competência. Com a segurança, sinceridade e comprometimento que é passada por ele, tudo fica mais fácil. Depois da cirurgia, já no pós-operatório imediato, vi os resultados obtidos e tive certeza absoluta que havia feito a escolha certa.    C. B. P.

News Letters & Comunicados

Se deseja receber as últimas novidades dos nossos vídeos e posts sobre Cirurgia Plástica diretamente no seu e-mail, por gentileza preencha todos os campos abaixo.





PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é dermolipectomia abdominal?

Dermo = pele. Lipo = gordura. Ectomia = retirada. Portanto, é a retirada de pele e gordura do abdome.

O que é a miniabdominoplastia?

É o mesmo procedimento, mas com quantidade menor de pele retirada e menor cicatriz. Esse tipo de cirurgia é recomendada para pacientes com pouca flacidez e sobra de pele no abdome.

Quantos quilos perderei com a cirurgia plástica do abdome?

A abdominoplastia não deve ser feita com intenção de perder peso. Ela é uma cirurgia para melhorar o contorno da barriga e por ser uma operação que retira uma quantidade de pele e de gordura, é evidente que se perca peso, mas a finalidade não é essa e sim diminuir o excesso de tecido localizado de modo que região fique esteticamente equilibrada em relação ao resto do corpo. Deste modo, para se ter uma ideia, os melhores resultados apresentam-se nas pacientes que estão com peso adequado.

A cirurgia impedirá de ter filhos futuramente?

Não, mas se ser mãe ainda está nos seus planos, deixe a cirurgia para depois.

Posso aproveitar o ato cirúrgico para associar a abdominoplastia a outras cirurgias plásticas?

Sim. É comum a associação desta cirurgia com lipoaspiração / lipoescultura ou outros procedimentos. Porém, somente o cirurgião plástico poderá avaliar a viabilidade desta associação.

Posso associar a abdominoplastia com a cesareana?

Não é aconselhável esta associação porque os resultados não serão tão satisfatórios. O sucesso da abdominoplastia depende da paciente encontrar-se no seu peso habitual. Logo após o parto, o abdome ainda está inchado e cheio de líquido, por isso é recomendado esperar que todo esse inchaço desapareça. Desse modo, sobra mais pele para retirar e aumentam as chances de uma cirurgia de melhor qualidade. Além disso, o pós-operatório da abdominoplastia pode interferir na amamentação e nos cuidados com o bebê. Portanto, o ideal é esperar cerca de 6 meses após o parto.

Respeitado o prazo, se eu fizer a abdominoplastia depois da cesareana ficarei com as duas cicatrizes?

Não. A dermolipectomia abdominal retira a cicatriz da cesareana e a única cicatriz aparente será a da cirurgia plástica.

A minha sensibilidade no abdome ficará alterada após a cirurgia?

Sim. É comum nos primeiros seis meses a sensibilidade do abdome ficar reduzida, porém isso é transitório. Após este período, a sensibilidade retornará por completo como era antes da cirurgia.

O meu umbigo será retirado e depois reconstituído?

Não. O umbigo permanecerá no lugar onde estava, porém com nova forma e apropriado para o equilíbrio estético do abdome. A cicatriz resultante terá forma harmônica e voltada para seu interior, ficando assim, pouco visível.

Dr Frederico Fernandes | Abdome

Vou precisar usar dreno?

Sim. O tempo de utilização do dreno depende da quantidade de secreção a ser eliminada. Esse período varia entre 1 e 4 dias.

A partir de que dia posso tomar banho?

No dia seguinte e é recomendado utilizar sabonete neutro.

Depois de quantos dias o cirurgião começa a retirar os pontos?

Logo após a primeira semana do pós-operatório.

A cicatriz deixada pela dermolipectomia abdominal é muito perceptível?

A sutura feita na dermolipectomia de abdome é logo acima da implantação dos pelos pubianos e ela resulta em uma cicatriz fina e arciforme que fica escondida sob as roupas de banho.

Quais os cuidados com a postura e exercícios no pós-operatório?

A paciente deverá andar encurvada durante os primeiros dias porque a pele estará muito esticada. Atividades que exigem maior esforço físico, como dirigir e fazer ginástica, só poderão ser retomadas após 30 dias.

O pós-operatório da abdominoplastia é muito doloroso?

Uma cirurgia plástica de abdome que tenha uma evolução habitual não costuma ser muito dolorosa. Analgésicos são prescritos para minimizar a dor.

Quando poderei notar o resultado definitivo da cirurgia?

Após os primeiros seis meses de cirurgia e neste período, a área poderá apresentar inchaços que diminuirão gradativamente. As sessões de drenagem linfática são essenciais para que o tempo de recuperação seja o menor possível.

É obrigatório fazer drenagem linfática?

Sim. É recomendado que se faça um tratamento estético planejado, a drenagem linfática com ultrassom é uma massagem indicada para eliminar o inchaço do abdome, garantir uma melhor circulação sanguínea e de linfa, acelerar a maturação da cicatriz e ajudar o organismo na recuperação da cirurgia.

O uso da cinta modeladora é obrigatório?

Sim. Após a cirurgia plástica ela deve ser utilizada pelo menos pelos próximos dois meses. Ela comprime o abdome reduzindo o inchaço, promove melhor cicatrização e a paciente sente-se mais segura e confortável com ela.

CRONOGRAMA PARA RETOMADA DA ATIVIDADE FÍSICA (EM DIAS)

Dr Frederico Fernandes | Cirurgias Plásticas Estéticas | Atividade Física

1º ao 30º

Não praticar atividades físicas.

31º ao 60º

Exercícios mais leves estão liberados como caminhadas, bicicleta ergométrica e alongamentos.

A partir do 61º

Retorno às atividades normais. Musculação e corridas são permitidas. Esportes de contato estão proibidos até liberação médica.

EM RESUMO

Nome técnico: Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal.

Parte do corpo: Abdome.

Idade recomendada: Quando se decidiu não ter mais filhos.

Pré-operatório: Exames de laboratório, imagem incluindo ultrassonografia de abdome e parede abdominal, cardiológico e fotografias.

Anestesia: Peridural com sedação ou geral.

Duração da cirurgia: Em média 3 horas.

Permanência no hospital: Cerca de 24 horas.

Cicatriz: Na parte baixa do abdome, escondida sob o biquíni.

Pós-operatório: Modelador corporal por 2 meses, drenagens linfáticas manuais com ultrassom, proteção solar por 6 meses.

Tempo de recuperação: Entre 2 e 3 semanas.

Seu Corpo em Perfeita Harmonia

Rua Duodécimo Rosado, 322    Nova Betânia    CEP 59603-020    Mossoró/RN    e +55 (84) 9-8126-0770    +55 (84) 3321-4918